Vencedor será conhecido no dia da eleição, domingo. Postulantes tem participado de debates e encontro com filiados do partido
Marcione Barreira, repórter de política
Neste próximo dia 21 o PSDB vai eleger, através de previas, o pré-candidato a prefeitura de Goiânia. Os filiados do partido terão entre suas opções o deputado federal Giuseppe Vecci (PSDB) e o vereador e presidente da Câmara Municipal Anselmo Pereira (PSDB).
O pleito começa às 9h da manhã com previsão para encerramento às 17h. Terão direito a julgar os 9.536 filiados que poderão votar nas 10 zonais espalhadas pela capital. Segundo o presidente metropolitano do PSDB Rafael Lousa (PSDB) o vencedor será conhecido ainda na noite de domingo.
Ainda segundo o presidente metropolitano da agremiação, neste momento pré-eleitoral o partido tem focado na parte operacional do processo. Além do setor operacional, a legenda vai realizar ainda o último debate na zonal 147 que encerrara o processo de conquista de voto neste sábado.
Os pré-candidatos estão se movimentando para tentar conquistar o máximo de apoio nestes últimos momentos. Os dois concorrentes aproveitam os debates para expor suas ideias e fora dele fazem visitas as regiões da capital.
Na última quarta-feira Vecci recebeu o apoio de um importante aliado. O vice-presidente da Câmara de Goiânia e ex-PT Tayroni Di Martino (PSDB) proclamou apoio ao deputado em evento realizado no diretório metropolitano do partido. Na ocasião, cerca de 200 filiados participaram do encontro.
No último dia 15 o PSDB realizou debate nas zonais 127,133,135, e 146. O presidente da Câmara Anselmo Pereira ressaltou que um dos motes de sua campanha é o plano de governo que ele apresentou ao registrar sua pretensão no diretório metropolitano. Intitulado “Um Tempo Novo Para Goiânia”.
Confiante em sua postulação, Anselmo acredita que o conhecimento que tem dos bairros de Goiânia, bem como das 10 zonais espalhadas pela capital o credencia para a disputa e o faz ficar confiante na vitória.
Apostos, os dois interessados na vaga terão a missão de duas conquistas. A primeira a disputa interna entre seus filiados, o ganhador se encarregara da segunda que é vencer a disputa pela prefeitura de Goiânia que há muito não é gerida pelo peessedebista.
Segundo ao presidente do partido cerca de 50% dos filiados com direito a voto devem comparecer nas urnas. “Sempre há obstenção, mas devemos ter mais de 50% de participação”, garante Lousa.
Goiânia deverá ser a única cidade a realizar prévias. A ideia do partido era promover prévias na maiores cidades do estado, entretanto, agora é possível que apenas Goiânia faça o processo. Aparecida ainda é uma incógnita. Com a saída exequível do delegado Waldir do PSDB, o presidente metropolitano do partido em Aparecida também deixou o cargo.
O presidente estadual Afrêni Gonçalves disse que solicitou aos membros da executiva que discutisse um nome para assumir o partido. Afrêni espera uma resposta sobre o novo comandante até a próxima semana. Daí por diante será dado prosseguimento no que tange as prévias. “Espero uma posição da executiva regional”, disse.