Aluno da rede estadual é convocado para seleção de handebol

0
1499

O aluno da rede pública estadual Edney Silva Oliveira, de 17 anos, se apresentou à seleção brasileira juvenil de handebol em Bauru (SP). A conquista da vaga ocorreu depois que o adolescente foi destaque nos Jogos Escolares da Juventude 2015, disputados em Londrina (PR). Na ocasião, a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) encaminhou 130 estudantes atletas de diversas modalidades individuais e coletivas para o certame nacional.

A equipe goiana conquistou a medalha de bronze na competição, realizada em novembro último. Edney Silva, que estuda no Colégio Estadual Deputado José Alves de Assis, em Mineiros, despontou no campeonato que inclusive contou com a observação do técnico da seleção brasileira masculina principal que vai disputar as Olimpíadas do Rio de Janeiro, o espanhol Jordi Ribera. Ambidestro, o atleta diz estar ansioso. “Tenho que me esforçar para permanecer no elenco”, disse.

Os Jogos Escolares da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), se transformaram na maior vitrine de atletas olímpicos, segundo a Seduce, revelando novos talentos para o esporte brasileiro todos os anos, assim como está acontecendo com o estudante goiano. Já lançou atletas como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô. Na delegação brasileira que disputou os Jogos Olímpicos de Londres 2012, 17 atletas do Time Brasil já haviam passado pela competição estudantil.

Orgulho
Mauricio Roriz, superintendente de Desporto Educacional da Seduce, afirmou estar orgulhoso do atleta que, além de talentoso, tem garra e é disciplinado. “Goiás é um celeiro de atletas, estou muito feliz com os resultados de Goiás no último ano, são nas competições estaduais e nacionais que efetivamos parte social inclusiva dos estudantes e criamos condições de nossos melhores atletas serem descobertos por grandes equipes e seleção brasileira”, comemorou.

O estudante Edney Silva e os demais selecionados vão disputar o Pan-Americano e o Campeonato Mundial. Em entrevista à Comunicação Setorial da Seduce, ele afirmou que está vivendo um momento no handebol pelo qual sonhou e lutou muito para acontecer. “Quero aproveitar esse momento para agradecer a tantas pessoas e instituições que me ajudaram. À Seduce, pela oportunidade que me deu, por financiar nossa ida aos Jogos Escolares ano passado. É nessas competições escolares que os técnicos e olheiros buscam novos jogadores para representar o país e grandes clubes. Estou muito feliz e confiante nesta oportunidade. Vou representar o Estado de Goiás lembrando todos os dias de minha escola e da minha cidade, Mineiros. Prometo que não vão faltar garra e determinação.” ressaltou.

A Seduce patrocina anualmente o transporte e a infraestrutura para os estudantes atletas participarem da competição nacional, além de organizar os jogos regionais que selecionam os melhores atletas e equipes do Estado de Goiás.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here