Manoel Messias

O governador Marconi Perillo anunciou hoje à tarde, através de sua conta no Twitter, a substituição do secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita. O novo secretário é o vice-governador, José Eliton, que ocupa, até o momento, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

A mudança ocorre horas depois de o governador anunciar, em entrevista coletiva no Palácio das Esmeraldas, para tentar frear a criminalidade em Goiás. Durante reunião realizada antes do encontro com a imprensa, Marconi reuniu os principais representantes dos outros dois poderes – Legislativo e Judiciário – para traçar uma força tarefa no combate ao crime. Porém a principal medida anunciada na coletiva foi o envio de uma carta sugerindo ao Governo Federal adoção de uma política nacional de segurança pública; a propositura de uma emenda constitucional vinculando recursos da União para serem aplicados em segurança nos estados e municípios; a regulamentação da lei nacional de combate ao desmanche de carros; o descontingenciamento de recursos utilizados para a construção de presídios e que hoje são utilizados para garantir o superávit primário e o recrudescimento de leis que contribuem para soltar os criminosos presos pela polícia.

A seguir, veja a íntegra da nota do governador sobre as mudanças no secretariado.


NOTA DO GOVERNADOR MARCONI PERILLO

 

Goiânia, 24 de fevereiro de 2016

 

Promovi mudanças importantes no Governo de Goiás nesta quarta-feira, em virtude da necessidade do fortalecimento institucional imediato da área de Segurança Pública e Administração Penitenciária.

Convidei o vice-governador José Eliton de Figuerêdo Júnior, segunda autoridade na hierarquia do Estado de Goiás, a assumir o comando da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária, missão que aceitou sem pestanejar com a determinação costumeira e o sentimento convicto de servir com todo o seu talento, competência e liderança. O vice-governador, novo secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, se responsabilizará pela definição dos Comandos das Polícias.

José Eliton desempenhou com excelência sua função à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED). O vice-governador é um advogado altamente competente, profundo conhecedor das leis.

O secretário Joaquim Mesquita, com seu competente trabalho técnico e sua equipe incansável – apesar da ausência de responsabilidade financeira constitucional do Governo Federal –, assumirá a Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan). Nesta área, Joaquim Mesquita foi por várias vezes, e com rara competência, Diretor Nacional da Polícia Federal em Brasília.

O secretário e deputado federal Thiago Peixoto, depois de realizar profícuas e reconhecidas gestões, com talento e competência, na Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e na Segplan, substituirá o vice-governador no comando da SED.

 

Marconi Ferreira Perillo Júnior

Governador de Goiás

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here