Servidores precisam ter conta na Caixa até dia 25

0
1282
CEF substitui Banco no Brasil na administração dos serviços financeiros da prefeitura. Com a mudança, servidores precisam regularizar conta-corrente em agências da Caixa. Salário de março será pago exclusivamente pelo novo banco que atende ao Município

O funcionalismo público municipal tem entre os dias 7 e 25 de março para regularizar a conta-corrente na Caixa Econômica Federal (CEF), instituição que passa a operacionalizar as transações bancárias da Prefeitura de Goiânia a partir da próxima terça-feira, 1º. Cerca de 25% dos 46,6 mil servidores da Capital já têm conta ativa no banco e, por isso, terão transição automática. Os outros 35 mil funcionários terão que comparecer a uma das agências da CEF para validar as novas contas bancárias, que serão abertas automaticamente pela empresa. A partir de março, os salários de todos os trabalhadores do Município serão pagos exclusivamente pela Caixa, novo banco oficial da prefeitura. A assinatura do contrato entre prefeitura e CEF foi feita pelo prefeito Paulo Garcia nesta quinta-feira, 25.

“Nosso cronograma prevê que a partir da assinatura teremos uma semana para abrir as contas. Estamos fazendo abertura de contas automática e identificamos a residência dos servidores para que as contas sejam abertas na agência mais próxima”, explica a Superintendente Regional da Caixa, Marise Fernandes. As novas contas terão como tempo de abertura a data da conta-corrente mais antiga que o servidor possuir em qualquer outra instituição financeira. A partir do dia 7, os funcionários terão que comparecer à agência bancária que será indicada por meio de um site da prefeitura munidos de CPF, RG, comprovante de endereço e contracheque para realizar a conta previamente aberta. “Do dia 7 ao dia 25, as agências estarão abertas das 16 às 19 horas para prestar atendimento diferenciado aos servidores da prefeitura. Mas podem, lógico, também comparecer das 10 às 16 horas. Fica a critério de cada servidor”, acrescenta Marise.

O hotsite, em processo de desenvolvimento pela Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), além de disponibilizar sistema para consulta sobre a agência bancária de cada servidor, subsidiará os funcionários da prefeitura em relação aos benefícios oferecidos a eles pela Caixa, ficha para atualização cadastral, respostas às dúvidas mais frequentes, entre outras informações. A expectativa é que o site temporário entre em funcionamento no início da próxima semana. Apesar da possibilidade de portabilidade bancária, todos os servidores precisam regularizar as contas bancárias na Caixa até o dia 25, sob pena de não recebimento do salário dentro do mês trabalhado, como é praxe na Prefeitura de Goiânia.

Segundo Marise, obrigatoriamente o primeiro salário precisa ser depositado no banco oficial da prefeitura. Após o pagamento, no dia 31 de março, será possível pedir a migração para outra instituição. No entanto, com amplo pacote de vantagens para os servidores, incluindo isenção de tarifas de serviço de conta-corrente e anuidade de cartão de crédito, ampliação de 60 para 96 meses do prazo limite para empréstimo consignado, redução de juros para financiamento habitacional e automotivo, entre outros; o banco espera manter na Caixa a conta da maioria dos servidores.

“Esperamos prestar o melhor serviço, dar atenção diferenciada para os servidores da prefeitura. Queremos estabelecer uma relação perene, profícua, boa financeiramente para os servidores, para o município e para a Caixa”, afirma a superintendente. Servidores que optarem por manter o recebimento do salário na Caixa e que tiverem débitos automáticos em outra instituição financeira, além do RG, CPF, contracheque e comprovante de endereço; terão que apresentar fatura recente da conta em débito automático e informar ao atendente da Caixa que deseja fazer a transferência. Em seguida, deverá solicitar o cancelamento do débito na outra instituição. A mudança de banco não afeta os empréstimos consignados.

Rede

Ao todo, são 37 agências à disposição dos servidores das 10 às 19 horas a partir do dia 7, inclusive as de Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Goianira, Guapó e Nerópolis

No próximo mês, a Caixa também instalará 25 novos caixas eletrônicos em órgãos da prefeitura, um posto de atendimento temporário e uma mini-agência no Palácio das Campinas Venerando de Freitas Borges (Paço Municipal). Ainda haverá mini-agência na Companhia de Urbanização de Goiânia e na sede de outro órgão, cuja definição será feita pelo prefeito Paulo Garcia.

“Com a Caixa, teremos três postos de atendimento exclusivos para o funcionalismo municipal, no Paço, na Comurg e em outro órgão. Com o Banco do Brasil só tínhamos dois, no Paço e na Comurg”, conta o secretário municipal de Finanças, Jeovalter Correia. A mudança de banco, reduzirá em mais de 234% os gastos mensais da prefeitura com prestação de serviços financeiros, processamento da folha de pagamento dos servidores e movimentação dos recursos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here