Vilmar Rocha anuncia terceirização dos 12 parques ambientes

0
1248
Foto: Secima

O secretário de Meio Ambiente, Recursos Hí­dri­cos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), Vilmar Rocha, anunciou na manhã desta segunda-feira, dia 7, o projeto de terceirização dos 12 parques ambientais do Estado. Segundo ele, o tema já foi conversado com o governador. “Inicialmente, nossa intenção era privatizar nossos 12 parques, mas como já temos a experiências nas OSs implantadas na Saúde, e em implantação na Educação, optamos pela gestão compartilhada”, afirmou durante o lançamento do Projeto de Conscientização Ambiental e Cidadania, desenvolvido pela pasta.

Ao destacar as parceiras de órgãos estaduais, como OVG, Agehab e GoiásTurismo, o secretário disse tratar-se de um projeto estruturado e permanente,  o de Conscientização Ambiental e Cidadania, que vai abranger 60 mil alunos de 18 cidades, de 2016 a 2018. O objetivo é promover com eles a discussão de temas como saneamento, energia sustentável, descarte e aproveitamento de lixo, entre outros.

Debates nas escolas
Os temas serão abordados por meio de palestras, debates e oficinas em escolas. Serão realizadas ainda visitas monitoradas e guiadas às unidades de preservação, exposições fotográficas e de animais empalhados. Às escolas serão distribuídas videotecas e bibliotecas. Um programa educativo, chamada Ambiente-se será apresentando na TV e na internet. A divulgação do Parque Altamiro de Moura Pacheco também faz parte do programa.

Para Vilmar Rocha, o lançamento do projeto foi também uma “inauguração simbólica” da reforma do parque, envolvendo as partes hidráulica, elétrica e de pintura dos prédios. Em setembro do ano passado, foi iniciado o plantio de 100 mil mudas na área. O processo de crescimento das mudas, segundo o secretário, será acompanhado durante três anos pela empresa contratada. “Ainda vamos plantar mais 200 mil mudas em áreas degradas e de pastagens”, anunciou.

Participaram ainda do evento o prefeito de Anápolis, João Gomes; os deputados Júlio da Retífica e Onaide Santillo; o diretor-presidente da Saneago, José Taveira Rocha; o secretário de Meio Ambiente de Goiânia, Nelcivone Melo; entre outras autoridades e servidores da secretária e da Educação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here