Seduce apresenta concurso visando combate ao Aedes

0
1038
Podem participar os alunos das redes estadual, municipal e particular. Goiás na Ponta do Lápis é fruto de parceria com a SES

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) apresenta nesta quarta-feira, 9/3, o projeto Goiás na Ponta do Lápis. Trata-se de um concurso de redação, desenho e vídeo que vai alcançar cerca de 1,8 milhão de alunos ligados às redes estadual, municipal e particular dos 246 municípios goianos. A intenção é conscientizar a nova geração para o combate do Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão de doenças como dengue, chikungunya e zika. O evento será às 10h, no Auditório Lago Azul do Centro de Convenções de Goiânia.

O concurso voltado para os alunos será apresentado pela secretária Raquel Teixeira durante reunião do ministro da Saúde, Marcelo Castro, com o governador Marconi Perillo, o secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela e prefeitos dos municípios goianos para avaliar o segundo ciclo de visitas a domicílios da força-tarefa Goiás Contra o Aedes. Na ocasião, será assinado um decreto para certificação de municípios livres do mosquito, que terá validade de seis meses.

Com o tema “Histórias Reais de Combate ao Aedes”, esta será a 12ª edição do concurso, que é realizado pelo jornal Tribuna do Planalto e conhecido por ser o maior na área da Educação do Centro-Oeste. “Para participar o aluno deverá produzir uma redação, desenho ou vídeo relatando uma ação concreta que contribua para o combate ao mosquito. Pode ser uma iniciativa individual, da família ou envolvendo um grupo de conhecidos ou amigos”, adiantou a secretária Raquel Teixeira.

Goiás Contra o Aedes
A força-tarefa tem como meta vistoriar, por seis vezes, apenas no primeiro semestre, todos os imóveis do Estado, além de conscientizar a população para o trabalho contínuo de combate a criadouros e erradicar o mosquito em Goiás. As visitas são realizadas pelos municípios, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e apoio do Corpo de Bombeiros. O primeiro ciclo ocorreu em janeiro e o segundo em fevereiro.

Além da operação, o ministro e o governador avaliarão conjuntamente o enfrentamento das doenças relacionadas ao Aedes aegypti e os desafios da Saúde Pública do País, na erradicação do mosquito. Na ocasião, também serão entregues aos prefeitos os mapas de vigilância e eliminação de focos de suas cidades.​

Portal: Seduce

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here