Magistrados do Tocantins manifestam apoio a Sérgio Moro

0
1411
Magistrados do Tocantins estão mobilizados em defesa da independência da Justiça no Brasil

Representantes do Poder Judiciário declararam apoio às ações do Poder Judiciário Nacional na condução dos processos relacionados à Operação Lava Jato
Representantes do Poder Judiciário se reuniram no edifício-sede da Justiça Federal, em Palmas (TO), na tarde de quinta-feira, dia 17, para manifestar apoio às ações do Poder Judiciário Nacional e do juiz federal Sérgio Moro, titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pela condução dos processos relacionados à Operação Lava Jato.
A juíza federal Denise Drumond, diretora do Foro da Seção Judiciária do Tocantins, leu uma nota em que afirmou: “uma justiça independente e sem temores é direito de todo cidadão brasileiro e é a essência do Estado Democrático de Direito, motivo pelo qual estamos ao lado do juiz federal Sérgio Moro e de todos os demais juízes, desembargadores e ministros que atuam nos processos da Operação Lava Jato”.
Também participaram do ato: servidores do Poder Judiciário; o juiz federal Adelmar Aires Pimenta; o juiz federal Bruno Apolinário; o juiz federal substituto Cristiano Mauro; a juíza Julianne Freire Marques, presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto); o juiz Manoel de Faria Reis Neto, vice-presidente da Asmeto; juiz Jossanner Nery Nogueira, diretor de prerrogativas da Asmeto; o juiz do Trabalho Francisco Rodrigues de Barros; o procurador da República, Fernando Antônio Alves; e a promotora de justiça do Ministério Público Estadual, Maria Roseli de Almeida. (Samuel Daltan)


 

Íntegra da nota

Nós,  juízes federais, estaduais e do trabalho aqui reunidos, manifestamos apoio à independência judicial do juiz federal Sérgio Moro, dos tribunais, do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal e de todos os magistrados que atuam nos processos da operação Lava Jato.
 A construção de uma sociedade livre, justa e solidária exige um Poder Judiciário forte e independente.
 Isso somente será  possível se for assegurada aos juízes a liberdade para decidir conforme seus entendimentos, devidamente fundamentos nas leis do país.
 Os juízes reafirmam a sua independência e renovam o compromisso assumido quando  da posse no cargo: manter, defender e cumprir a Constituição Federal e as leis do país.
 Estamos vigilantes e atentos a tentativas temerárias de ingerência nas decisões judiciais por outros meios diferentes daqueles legalmente previstos e rechaçamos com veemência qualquer ameaça dirigida a Membros do Poder Judiciário, seja de primeiro grau, seja Ministro do Supremo Tribunal Federal, a mais alta corte do país.
 O Poder Judiciário brasileiro, do qual fazemos parte, ao lado do juiz Sérgio Moro, tem uma história pautada pela defesa dos direitos dos cidadãos e da ordem democrática.
 O Judiciário, como nossa nação, está em constante aperfeiçoamento. Jamais aceitaremos qualquer retrocesso, especialmente por intermédio de intimidações, para atender determinadas situações especiais.
 Uma justiça independente e sem temores é direito de todo cidadão brasileiro e é a essência do Estado Democrático de Direito, motivo pelo qual estamos ao lado do juiz federal Sérgio Moro e de todos os demais juízes, desembargadores e ministros que atuam nos processos da Operação Lava Jato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here