Paciente internado há mais de ano no Hospital Geral de Palmas sai para um passeio

0
1004
Na tarde desta sexta-feira, 25, em que cristãos vivenciaram a Paixão de Cristo, a equipe multiprofissional da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) do Hospital Geral de Palmas (HGP), em uma demonstração de amor fraterno, proporcionou ao paciente Joaquim Pereira Melo, 70 anos, um passeio pela cidade que o acolheu há um ano e três meses e que ele não conhecia.
Vindo de Parauapebas e portador de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), Joaquim, desde que chegou à Capital, vive no HGP e por meio de esforço de toda equipe da unidade pode conhecer a praia da Graciosa, o Parque Cesamar e a residência que sua esposa alugou para poder ficar mais perto dele. “Estou muito feliz em poder sair e ver as pessoas. Agradeço a Deus e a esta equipe que cuida tão bem de mim”, disse Joaquim emocionado, estado que se manteve durante as duas horas de passeio.
Para a companheira de Joaquim, a técnica em enfermagem Maria Enia, ver seu marido fora do hospital é um sonho. “A gente tem fé que um dia ele saia daqui e volte para casa, mas enquanto isso não acontece, poder sair um pouco, com a ajuda da equipe médica, é muito bom. Estou feliz em ver ele feliz”, afirmou, acrescentando que para ficar perto do esposo, com quem vive há 37 anos, deixou sua cidade e vive longe dos filhos. “Aqui já consegui um emprego, perto do hospital e todos os dias quando saio de lá venho direto ver ele”.
Esta é a segunda vez que a equipe da UCI promove um passeio a um de seus pacientes e segundo a coordenadora da unidade, a enfermeira Marlla de Sousa Santos, esta é a forma que encontraram de levar um pouco de alegria e emoção a quem passa os dias no ambiente hospitalar. “Ver a felicidade com que eles recebem a notícia do passeio e a emoção durante todo o percurso é compensador para todos nós. Isso nos realiza profissionalmente e emocionalmente, porque não tem como a gente não se envolver com pacientes como seu Joaquim”, destacou.
A escolha do trajeto, segundo a enfermeira, foi para mostrar alguns dos principais pontos turísticos da Capital. “De acordo com a esposa, seu Joaquim sempre gostava de pescar, por isso resolvemos mostrar o lago e como é véspera de Páscoa, entendemos que um ambiente todo caracterizado como o Parque Cesamar seria interessante”, afirmou, destacando que a visita à residência foi um pedido da esposa do paciente.
Para o subsecretário de Estado da Saúde, Marcus Senna, que acompanhou todo o passeio, a iniciativa da equipe é louvável. “Foi tudo muito emocionante e a equipe que proporcionou esse momento a essa família está realmente de parabéns”, disse.  A diretora geral do HGP, Renata Duran, também acompanhou o passeio. (Do Site Agora-TO)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here