Número de infrações tem aumento de 38% em 2015

0
1212

SMT divulga ranking de infrações flagradas por agentes de trânsito. Estacionar no passeio e falta do uso do cinto de segurança estão entre as 10 infrações mais cometidas pelos goianienses

Alguém tem dúvidas de que é proibido estacionar em cima de calçadas e que a ausência do cinto de segurança, em caso de colisão, pode ser fatal? A Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) não tem dúvidas e mesmo assim, em 2015, foram mais de 14,8 mil flagrantes de veículos no passeio e quase 6 mil em que condutores não usavam o dispositivo de segurança.  Os dois tipos de infração ocupam, respectivamente, o segundo e o nono lugar no ranking de infrações autuadas por agentes de trânsito que, somente no ano passado, flagraram quase 140 mil infrações nas ruas de Goiânia.

De 2014 para 2015, houve aumento de 38 por cento no número total de autuações. No primeiro lugar do ranking das dez infrações mais flagradas por agentes de trânsito foi estacionar em local/horário de estacionamento e parada proibidos pela sinalização, com mais de 20,5 mil autuações. O uso do celular ao volante figura no terceiro lugar com 11,7 flagrantes e avanço de sinal vermelho do semáforo ocupa a sétima posição com mais de 9,5 mil veículos autuados.

O secretário da SMT, Andrey Azeredo acredita que o aumento no percentual de autuações quando comparado ao ano de 2014, em que foram autuados 87.538 veículos, se deve a várias frentes de ações de fiscalização realizadas durante o ano passado. “Os agentes de trânsito trabalharam incansavelmente todos os dias do ano não somente para autuar veículos, mas para aplicar com rigor o Código de Trânsito Brasileiro para quem atrapalha e, principalmente, causa transtornos no trânsito com alto risco de causar acidentes”. Para Azeredo, mais importante que a penalidade de multa é a vida do cidadão colocada em risco por quem desrespeita a lei.

Equipamentos eletrônicos

Infrações por excesso de velocidade por radar estático somaram mais de 90 mil infrações. Por radares fixos o número sobre para quase 400 mil infrações flagradas dentre os 202 equipamentos instalados na cidade. A maioria dos flagrantes são de condutores que trafegam acima da velocidade permitida em até 20 %.

Maio foi o mês em que os equipamentos mais flagraram veículos em velocidade acima da permitida na via, com 41.619 autuações. O mês de janeiro foi o que menos registrou flagrantes, com 17.156.

A Prefeitura de Goiânia desenvolveu diversos trabalhos integrados entre pastas durante todo o ano de 2015, com realização de blitzes, tanto educativas quanto de fiscalização, ações específicas de fiscalização em vias de grande fluxo e com alto índice de ocorrências na central de operações da SMT, que reuniram servidores da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e fiscais de posturas da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh).

Prefeitura de Goiânia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here