Disputa acirrada na Capital da Fé

0
2933
Jânio Darrot: reeleição pelo PSDB

Seis nomes esquentam a sucessão municipal em Trindade, um dos 10 maiores colégios
eleitorais de Goiás

Daniela Martins

A cidade de Trindade, conhecida como a Capital da Fé, deverá viver dias de disputa acirrada e quente no segundo semestre deste ano, especialmente em outubro, na reta final das eleições para prefeito. Localizada na Região Metropolitana de Goiânia (RMG), Trindade nasceu alicerçada na religiosidade, pela devoção de seus primeiros moradores ao Divino Pai Eterno. Hoje, a Capital da Fé está entre os 10 maiores colégios eleitorais do Estado e reúne em seu seio importantes grupos políticos rivais.
A começar pelo grupo do ex-prefeito e médico George Morais (PDT), que já esteve à frente do Executivo municipal por dois mandatos, de 2001 a 2008. Agora, o PDT tem como pré-candidata a deputada federal Flávia Morais, esposa de George. Ela disputou as eleições majoritárias em 2012 e perdeu para o atual prefeito, Jânio Darrot (PSDB). Deve tentar revanche.
Se Flávia e o PDT contam com novas armas para 2016, só o tempo dirá. Na propaganda gratuita pela tevê, o partido tem apresentado algumas obras em benefício da população trindadense, que seriam resultado do trabalho de representantes do PDT em Brasília e na Câmara de Vereadores.
A Tribuna do Planalto tentou, por dias e sem sucesso, falar com a deputada federal Flávia Morais sobre as eleições na cidade. Até a sexta-feira, 1º, seu assessor de imprensa confirmou que enviaria as respostas aos questionamentos do jornal, o que não ocorreu.
Outro pré-candidato sedento por uma revanche com o atual prefeito Jânio Darrot é Ricardo Fortunato (PMDB). Ele foi prefeito de Trindade de 2009 a 2012, mas perdeu a reeleição quando Jânio o desbancou, em 2012. O diretório estadual do partido confirma o nome de Ricardo Fortunato como pré-candidato em Trindade, mas ele também não retornou às ligações da reportagem da Tribuna do Planalto. Ricardo é irmão do ex-deputado estadual Nélio Fortunato (PMDB), que deverá ser um forte apoiador da sua campanha no município.
Da Assembleia Legislativa de Goiás, surge um terceiro nome na lista de pré-candidatos a prefeito de Trindade. É o de Antonio Carlos Caetano de Moraes, mais conhecido por Dr. Antonio, médico e deputado estadual. Dr. Antonio foi eleito vereador em 2008 e presidiu a Câmara Municipal de Trindade. Elegeu-se deputado em 2014 pelo PDT, mas este ano migrou para o PR, justamente com o objetivo de candidatar-se à Prefeitura de Trindade.
“A gente tem conversado com alguns partidos políticos, algumas lideranças, e com a perspectiva grande, e otimista de ganhar as eleições em Trindade”, resume Dr. Antonio, que conta com o apoio dos deputados federais Magda Mofatto e Delegado Waldir. Este último, inclusive, é o pré-candidato do PR à Prefeitura de Goiânia. “Fechamos essa parceria, até porque Trindade tem vários setores vizinhos dos setores de Goiânia, vamos fazer um trabalho conjunto”, aponta.

Deputado Dr. Antônio, vai pelo PR
Deputado Dr. Antônio, vai pelo PR

Para conquistar a vitória diante de forças já conhecidas como as dos integrantes do PDT, PMDB e PSDB de Trindade, o deputado Dr. Antonio deve lançar mão do ‘discurso da renovação’. “Venho com o discurso do novo, sou o único que pode falar que nunca teve uma oportunidade de administrar Trindade. Não menosprezando ninguém e considerando até que esses nomes que vão concorrer comigo são nomes fortes, estou otimista que a eleição desse ano é do Dr. Antonio”, resume.
Dois ex-vereadores de Trindade também já colocaram seus nomes à disposição como pré-candidatos pelos seus respectivos partidos. São eles: Alexandre Compleite (DEM) e Marcelo Curicas (PRB).
Otimista, Compleite garante que são boas as perspectivas para estas eleições. Ele diz que tem conversado com outros partidos para compor sua base e que, inclusive, já fechou algumas alianças. Seu discurso é o da neutralidade. “Virei como uma via neutra, sem desgastes, com ideias novas para melhorar Trindade”, avisa.
Empresário e advogado criminalista, Alexandre Compleite garante também não temer disputas acirradas. “Seremos uma via nova, sem os desgastes e os vícios que estes possíveis candidatos já têm. É um grupo novo, sem compadrio ou barganhas políticas”, alfineta o ex-vereador.
Também ex-vereador, Marcelo Curicas é o pré-candidato pelo PRB. Ele foi vereador de 2009 a 2012, tendo presidido a Câmara em 2010. Marcelo Curicas se coloca como representante da região conhecida como Trindade II, uma das maiores da cidade que, segundo ele próprio, reúne mais de 40% do eleitorado trindadense e já foi capaz de decidir as três últimas eleições para prefeito.
“Sempre o Trindade II define as eleições, e existe uma insatisfação muito grande por parte da população com os governos que já passaram por aqui”, explica, demonstrando qual é a arma que pretende utilizar na disputa pelo Executivo. “Acreditamos que se fizermos um trabalho, uma campanha focada, vamos ter êxito. Temos essa preocupação de ter uma votação maciça no Trindade II”, revela.
Marcelo Curicas também não teme a disputa com os grupos políticos majoritários de Trindade. “A população está desacreditada com esse grupo que já governou a cidade. Nós nos encaixamos na mudança, no novo. No Trindade II nunca existiu um candidato a prefeito, portanto, acreditamos que estamos quebrando várias barreiras e nos colocando como uma opção a mais para o eleitor”, pondera o pré-candidato.
O foco e a artilharia de todos (ou de pelo menos quase todos) os pré-candidatos deverão estar voltados para o atual prefeito e empresário Jânio Darrot (PSDB), que já se firmou como pré-candidato e deverá concorrer à reeleição em outubro. “Foi um processo natural em nossa base política”, adianta.
“Nossa base está unida, não tivemos rompimentos e vamos ampliá-la. Disputamos a eleição em 2012 com 14 partidos e provavelmente chegaremos a 19 neste 2016”, contabiliza o prefeito.
Sobre o discurso para garantir a sua reeleição, o prefeito Jânio Darrot afirma que, caso seu nome seja definido pela base política no município, irá fazer da sua campanha uma espécie de prestação de contas. “Vamos trabalhar uma campanha apresentando o muito que fizemos em Trindade, cumpriremos quase que a totalidade das nossas promessas da campanha de 2012. Apresentaremos a Trindade de hoje”, diz, pontuando algumas das obras e serviços realizados durante a sua gestão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here