Goiânia já vacinou 52% da população de risco contra a Influenza

0
1512
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) Foto: Anna Lúcia Almeida

Apesar de 52% da população já ter sido beneficiada com a antecipação da campanha, ainda é preciso aguardar o envio das demais doses da vacina pelo Ministério da Saúde. Todas as pessoas dos grupos de riscos serão imunizadas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia encaminhou na manhã de hoje, 18, as últimas 2.650 doses da vacina contra Influenza para algumas unidades de saúde da Capital. A previsão é que o Ministério da Saúde entregue uma segunda remessa de vacinas até o próximo dia 30 de abril, data de realização do dia “D” de mobilização nacional. Até o fim da campanha, previsto para 20 de maio, a meta é vacinar ao menos 80% das pessoas dos grupos de risco (266 mil).Em apenas quatro dias da 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Goiânia, 95% das 175 mil doses recebidas foram aplicadas. O resultado foi resposta à alta procura pela vacina contra a gripe. “Ao considerar o número de casos suspeitos e confirmados por Influenza na Capital, a aplicação das doses recebidas beneficiou de imediato cerca de 175 mil pessoas dos grupos de risco, o que representa 52% do total”, esclarece a superintendente de vigilância em Saúde da SMS, Flúvia Amorim.Quanto à primeira remessa de vacinas recebidas por Goiânia não ter sido suficiente para imunizar toda a população de risco, Flúvia Amorim segue segura da correta opção da SMS em antecipar a campanha de vacinação contra a gripe. “Em um momento em que já são notificados casos da doença, o correto é imunizar parte da população e protegê-la contra as formas graves da Influenza à simplesmente guardar as doses para o dia ‘D’”, justifica a superintendente de Vigilância em Saúde.Diante da notificação de casos da doença na Capital, a Prefeitura de Goiânia, por meio da SMS em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde, solicitou ao Ministério da Saúde a antecipação da entrega das doses. Ao liberar 45% das doses previstas para o município, a pasta do Governo Federal permitiu o início da campanha para a última terça-feira, 12 de abril. Na grande maioria dos municípios brasileiros, a aplicação da vacina só será iniciada a partir de 30 de abril com o Dia “D” de Mobilização Nacional da Vacinação contra a Influenza.Grupos de Riscos

Até o encerramento da campanha contra a gripe, previsto para 20 de maio, a meta é vacinar no mínimo 80% da população de risco em Goiânia. Os grupos selecionados para receberem a vacina incluem crianças de seis meses a quatro anos de idade, trabalhadores da área da saúde que atendem casos de Influenza, idosos, portadores de doenças crônicas, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto.
Em relação aos portadores de doenças crônicas e de condições especiais, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia reforça a necessidade de apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina no ato da imunização. “É fundamental a apresentação do comprovante nos postos de vacinação. As pessoas que ainda não possuem o documento devem providenciá-lo para a próxima etapa da campanha”, recomenda Flúvia Amorim.
O Ministério da Saúde possui uma tabela com as categorias das comorbidades com indicação da vacina contra a Influenza que inclui portadores de doenças crônicas. A orientação é que os pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS), como por exemplo o Hiperdia, se dirijam aos postos das unidades que estão cadastrados para receberem a vacina. Caso no local de atendimento onde façam suas consultas regularmente não tenha um posto de vacinação, os usuários devem adquirir a prescrição médica na próxima consulta que estiver agendada, visando obter com antecedência qualquer documento que comprove a sua inserção no grupo a ser vacinado, evitando filas no período da vacinação.
Doses enviadas pelo MS: 175 mil
População de risco total: 332 mil
Meta da Campanha: 266 mil (80%)
Total vacinado na primeira etapa: 52%
Previsão para chegada de mais doses: 30 de abril
Data final da Campanha: 20 de maio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here