Unitins se consolida como umas das principais universidades públicas da região Norte do país

0
1024
No ano em que comemora seus 26 anos de criação, a Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) recebe importantes investimentos do Governo do Estado na oferta e promoção do ensino superior de alta qualidade. A nova fase de reestruturação e o crescimento da instituição mostram também a sua consolidação como uma das universidades públicas mais importantes da região Norte do país.
Os investimentos realizados pelo governo em favor da Unitins beneficiam três regiões do Estado, abrangendo as cidades de Palmas, Araguatins, Augustinópolis e Dianópolis. Na Capital, o governador Marcelo Miranda inaugurou, o Câmpus Graciosa, da Unitins, composto por três prédios de dois pavimentos, totalizando 48 salas de aula. A sede própria vai permitir também a economia da instituição em locação de espaço físico e aumentar a capacidade do número de salas de aula, possibilitando, no futuro, o crescimento do corpo de acadêmicos na Capital.
“A inauguração do Câmpus Graciosa representa a manifestação do apoio do governador Marcelo Miranda em garantir qualidade na formação, expressa a perspectiva da construção de uma universidade plural, pública e democrática e afirma o nosso compromisso com a sociedade tocantinense”, disse a reitora da Unitins, Elizângela Glória.
Além das salas de aulas, o Câmpus Graciosa conta com um auditório, uma biblioteca com milhares de títulos novos e sete laboratórios para as áreas de informática, agronomia, anatomia, química, fisiologia e física.
O acadêmico do curso de Engenharia Agronômica da Unitins câmpus Palmas, Bruno França, destacou a importância dos investimentos realizados na instituição. “Esse novo câmpus vai nos ajudar bastante. O prédio anterior tinha apenas umas dez salas. Nesse novo campus, vamos ter bem mais espaço e vai possibilitar também que a Unitins abra mais vagas para que outros estudantes possam ter acesso ao ensino superior. Além disso, agora teremos também bons laboratórios e equipamentos, garantindo mais qualidade no nosso aprendizado”, pontuou.
Para o governador Marcelo Miranda, a história da Unitins se confunde com a própria história do Estado. “O fim de semana foi dedicado à educação, começamos no sábado, e continuamos avançando aqui, hoje, inaugurando a nova sede da Unitins Câmpus Graciosa. A Unitins tem uma história forte e o povo tocantinense sempre acreditou que era possível valorizar a instituição, pois ela é nossa. Iremos continuar nessa luta pelo ensino superior de excelência”, assegurou.
Região do Bico do Papagaio
A região do Bico do Papagaio também foi contemplada com melhorias na estrutura da Unitins. No Câmpus da Unitins em Augustinópolis, houve o lançamento da Casa Práxis (local onde os acadêmicos terão a oportunidade de praticar aquilo que aprendem em sala de aula); a entrega de biblioteca, laboratório de informática, mobiliários; e a mudança do administrativo e de salas de aula para o Colégio La Salle.
O câmpus da Unitins de Augustinópolis é o que possui maior número de acadêmicos dentre os quatro da Unitins. São 777 matriculados nos cursos de Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem e Tecnólogo em Gestão de Agronegócio.
Já o câmpus da cidade de Araguatins ganhou nova biblioteca, moderno laboratório de informática, novos móveis e o lançamento do Centro de Línguas, local onde os acadêmicos do curso de Letras irão ministrar aulas de língua estrangeira para jovens que estão cursando o ensino médio, possibilitando assim uma grande ajuda para aprovação no vestibular e inserção no mercado de trabalho.
De acordo com a acadêmica do curso de Enfermagem e servidora da Unitins, Ananda Maia Santos, as obras inauguradas pelo governo iniciam um novo ciclo da história da instituição. “Os investimentos são essenciais para o melhor desenvolvimento da Unitins e também para aumentar a qualidade de ensino da instituição. O novo laboratório de informática e a biblioteca vão garantir melhores condições para pesquisa, enquanto os novos móveis e a mudança de localização do câmpus vão gerar mais qualidade de trabalho para nós servidores”, destacou.
Região sudeste
Na cidade de Dianópolis, o governador entregou, no início do mês, nova biblioteca, laboratório de informática e mobiliários. Foi lançada a Casa Práxis e realizada a mudança de todas as salas de aula para o Colégio João D’Abreu. Com a ação, a Unitins vai poder receber 245 acadêmicos no espaço do educandário, expandindo consideravelmente a capacidade de alunos em sala de aula.
Na ocasião, o universitário do 1º período do curso de Direito da Unitins, Eduardo de Souza Leite, disse que os investimentos orgulham a classe acadêmica. “Vejo como uma boa perspectiva para nós que estamos começando. É muito bom saber que a Unitins está crescendo e esperamos, como alunos, crescer juntos com ela”.
Atualmente, a Unitins possui 12 cursos presenciais, com nove diferentes graduações, atendendo a mais de 1.800 alunos nos seus quatro câmpus.(Do Site Agora-TO)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here