Informática é aliada do desenvolvimento pedagógico

0
1445
Na unidade educacional, mais de 130 estudantes participam das atividades na sala de informática, que conta atualmente com 17 computadores

Estudantes do Colégio Estadual Ladico Vieira, em Vicentinópolis, contam os dias para assistir às aulas de informática, onde têm aceso a jogos educativos, digitação e conhecimento linguístico
Os alunos do Colégio Estadual Ladico Vieira, de tempo integral, localizado em Vicentinópolis, contam os dias para assistir às aulas de informática, que são ministradas uma vez por semana. Jogos educativos, digitação e conhecimento linguístico estão entre os assuntos trabalhados com estudantes de 6 a 12 anos, que demonstram desempenho maior em diversas disciplinas.
De acordo com o coordenador de núcleo diversificado da escola, José Barbosa do Carmo Neto, a inserção da tecnologia desde cedo estimula o letramento digital.
“As crianças estão cada vez mais cedo em contato com a internet e é nossa função de educador acompanhar esse ritmo e passar o que de melhor a ferramenta proporciona. Nós repassamos o conhecimento linguístico de português, matemática e outras diversas disciplinas que estimulam a criatividade e o raciocínio ”, explicou.
Para ele, o retorno com essa forma de aprendizagem vai além do educacional.
“Percebemos um ganho social, porque eles aprendem a ajudar uns aos outros, a dividirem o computador e serem independentes na busca pelo conhecimento e na resolução de problemas”, ressaltou.
As aulas são ministradas uma vez por semana – em dias alternados – durante o turno vespertino para as turmas do 1º ao 5º ano, que incluem alunos de 6 a 12 anos. Mais de 130 estudantes participam das atividades na sala de informática, que conta atualmente com 17 computadores.
“Nós montamos essa sala há dois anos e já percebemos o quanto faz diferença no aprendizado. A ferramenta multimídia é um complemento essencial na compreensão do conteúdo e o nosso papel é estimular também o uso da internet para alimentar o conhecimento”, afirmou Sélbia Luzia chaves da Silva, diretora do colégio.
Além das aulas de informática, o Colégio Estadual Ladico Vieira promove outras atividades complementares como teatro, artesanato, esporte, reforço e até projeto de iniciação científica, que este ano vai criar um jardim ecológico na unidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here