Goiânia organiza uma grande festa para receber a tocha Olímpica

0
2583

Está tudo pronto para a passagem do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 por Goiânia. A cidade será a última a receber o comboio da tocha Olímpica, nesta quinta-feira, dia 5, depois de passar por Itaberaí, Cidade de Goiás e Inhumas. O revezamento terá início às 16h30, na Praça do Trabalhador, em frente à Câmara Municipal e, no final do dia, a pira de celebração vai ser acesa às 20h na Praça Cívica, durante a cerimônia de encerramento do revezamento na cidade. O dia será repleto de atividades culturais e contará com diversas atrações musicais e folclóricas em todo o percurso. Às 21h, a festa fecha com o show da banda Jota Quest.

Nesta terça-feira, dia 3, durante a realização de um encontro com a imprensa, alguns condutores tiveram o prazer de conhecer a tocha Olímpica. O evento teve a participação de João Neto & Frederico, dupla goiana de música sertaneja, indicados pela Coca-Cola; Marcelo Marciano de Oliveira, participante assíduo da caminhada ecológica, indicado pelo Bradesco; e André Villarino, preparador físico e técnico de natação indicado pela prefeitura. Paulo Garcia, prefeito de Goiânia, e Edilberto Dias, Presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia – COMURG, também estiveram no encontro.
“Será um momento histórico para nossa carreira. Este espírito olímpico nos faz resgatar nosso tempo de escola, quando acompanhávamos os Jogos Olímpicos. E será marcante tanto para nós quanto para toda a nossa querida cidade. Queremos ver o povo goiano nas ruas celebrando junto com a gente”. João Neto & Frederico formam uma dupla sertaneja com mais de dez anos de carreira e referência no sertanejo universitário.
“É uma honra representar minha família, carregar o símbolo de união entre os povos e contribuir para a valorização da nossa diversidade cultural. Só tenho a agradecer aos meus amigos de trabalho por terem me indicado para o revezamento”. Marcelo Marciano venceu uma bronquite asmática com o esporte. É participante assíduo da caminhada ecológica que percorre 350 quilômetros, de Goiânia até o Rio Araguaia, durante cinco dias. Ele tem um projeto no qual promove o concurso de arte e meio ambiente nas escolas participantes.
“Ser condutor da tocha me faz refletir sobre a minha carreira como formador de atletas, as vitórias e as conquistas, tanto na minha família quanto as dos meus alunos. Será uma enorme oportunidade para mobilizarmos nossos jovens para a prática esportiva, e para formarmos uma nova geração de atletas olímpicos”. André Villarino é natural do Rio de Janeiro e mora em Goiânia há 30 anos, onde consolidou sua carreira como professor de educação física, preparador físico de triatlo e técnico de natação.
“Nós nos organizamos para receber a tocha. Embelezamos o trajeto com as cores dos aros olímpicos e estamos muito orgulhosos por sermos a primeira capital brasileira a ter o revezamento, depois de Brasília”, disse Paulo Garcia, prefeito de Goiânia.

A TOCHA EM GOIÂNIA
Rota: 20 km de percurso
Início do revezamento: 16h30, na Praça do Trabalhador, em frente à Câmara Municipal.
Cerca de 80 condutores em Goiânia
Cerimônia de celebração: Praça Cívica, a partir das 20h, com a apresentação do Jota Quest, às 21h.

A TOCHA NO BRASIL

Mais de 300 cidades recebem o Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, envolvendo 90% da população brasileira em todos os 26 estados além do Distrito Federal.

12.000 condutores, escolhidos por meio de campanhas públicas ou nomeações diretas (do Rio 2016 e dos patrocinadores oficiais – Coca-Cola, Nissan e Bradesco).

São 95 dias circulando pelo Brasil, desde a saída em 3 de maio, em Brasília. A chegada ao Rio de Janeiro será em 4 de agosto. No dia seguinte, as ruas da cidade olímpica serão palco do revezamento até a chegada ao Estádio do Maracanã, quando o último condutor acenderá a pira Olímpica na Cerimônia Oficial de Abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Serão percorridos 20 mil quilômetros por estradas e 10 mil milhas aéreas no trecho ao Norte e Centro-Oeste, entre Teresina e Campo Grande. Essa distância é mais da metade de uma volta ao redor da Terra pela linha do Equador (40.075km).

Alguns lugares icônicos receberão a tocha, como Fernando de Noronha, Chapada Diamantina, as Ruínas de São Miguel das Missões, Inhotim, Chapada dos Guimarães, Lençóis Maranhenses, entre outros.

O objetivo do revezamento é levar os Jogos Olímpicos Rio 2016 para todo o país. O Revezamento da Tocha no Brasil quer mostrar a essência, o calor e a diversidade dos brasileiros. A ideia é atrair os brasileiros para a rua, mostrar a multiplicidade cultural, natural e popular do povo.

Sobre o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 é uma associação civil de direito privado, com natureza desportiva, sem fins econômicos, formada por Confederações Brasileiras Olímpicas, pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Sua missão é promover, organizar e realizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, seguindo as diretrizes do Contrato da Cidade-Sede, do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e da Agência Mundial Antidoping, e respeitando a legislação brasileira, a Carta Olímpica e o Manual de Regras do IPC.

Sobre a Coca-Cola nos Jogos Olímpicos
A Coca-Cola é parceira do Revezamento da Tocha Olímpica desde Barcelona 1992. Os Jogos Olímpicos Rio 2016 representam a 11ª participação da marca em um Revezamento, incluindo as edições de Verão e de Inverno. Na ocasião, a Coca-Cola foi parceira na implementação do primeiro Programa Internacional de Condutores, quando proporcionou que pessoas de outros países, inclusive o Brasil, pudessem conduzir a chama Olímpica ao lado de condutores do país anfitrião dos Jogos.

Sobre a Nissan no Brasil
A Nissan está no Brasil desde 2000 e opera hoje com mais de 160 concessionárias em todo o País. Produzindo em São José dos Pinhais, no Paraná, desde 2002, a Nissan investiu R$ 2,6 bilhões na construção de seu próprio Complexo Industrial, em Resende, no estado do Rio de Janeiro. Esta unidade industrial foi inaugurada em 15 de abril de 2014 e tem a capacidade de produzir 200 mil carros – atualmente, o Nissan New March e o Nissan Novo Versa – e 200.000 motores por ano.

A Nissan do Brasil também é patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A parceria contempla o fornecimento de cerca de 5.000 veículos de diversos tipos que irão atender às necessidades dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e do Time Brasil.

Sobre o Bradesco Esportes
O Bradesco é tradicional apoiador do esporte brasileiro e, consequentemente, se tornou patrocinador oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, nas categorias serviços financeiros e seguros; do Time Brasil e do Revezamento da Tocha Olímpica. O Banco apoia a realização dos Jogos Rio 2016 desde que a idade maravilhosa se candidatou para sediar a competição, ainda em 2008. O Bradescopatrocina também seis confederações nacionais: judô, basquete, esportes aquáticos, rugby, vela e remo.

Mais informações:

Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016

imprensa.tocha@rio2016.com

(21) 2016-4005

Para Sala de imprensa acesse: imprensa.rio2016.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here