Prefeitura de Palmas está presente na Agrotins 2016

0
1588
Nesta terça-feira, 03, a Prefeitura de Palmas por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) realizou um dia de campo na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2016), com vistas a demonstrar os avanços tecnológicos aplicados aos pequenos produtores rurais de Palmas.
Durante a visita, o prefeito Carlos Amastha e seus secretários também conheceram o estande da Embrapa, onde foram apresentadas diversas tecnologias desenvolvidas, principalmente voltadas à agricultura familiar, como o “Sisteminha Embrapa”, de baixo custo, direcionado aos pequenos produtores.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium, ressaltou as novidades tecnológicas que serão apresentadas aos produtores rurais durante a feira, tais como o robô desenvolvido pelo laboratório de engenharia de mecatrônica da secretaria. Ele esclarece que se trata de um equipamento que vai trabalhar na irrigação, adubação e pulverização de fungicidas orgânicos para o controle de pragas e doenças em hortas comunitárias, com utilização de energia solar. “Este moto robô é um equipamento de utilidade pública que será empregado na agricultura familiar, sem custos para os produtores, minimizando o tempo de trabalho, baixando os custos da produção e racionalizando a mão de obra”, enfatizou Sahium.
Entre as novidades tecnológicas da secretaria lançadas na feira também constam um alimentador de peixes e uma mini fábrica de ração, ambos movidos à energia solar. De acordo com o secretário, o alimentador de peixes é um dispositivo programado por time, com programação de horários das refeições, o que facilita na alimentação dos peixes de hábitos noturnos, sem que haja a necessidade de mão de obra humana neste período.
Josélia Santos, em parceria com mais 10 moradoras de assentamentos do Munícipio de Palmas, aceitou o convite da Seder para vender seus produtos no espaço destinado ao produtor rural de Palmas. Trata-se se de um sistema de incubadora, com vistas ao desenvolvimento do turismo rural nos assentamentos, explicou o secretário. Josélia explica que esta é um importante termômetro para o desenvolvimento do seu negócio. “Estamos muito confiantes no sucesso do nosso negócio e esta é sim uma importante oportunidade para não somente vender, mas também para demonstrar nossos produtos e nos tornamos conhecidas no mercado”, disse animada a empreendedora.
Já o produtor rural do setor Alto da Serra, Welton da Silva, o espaço que a prefeitura criou para receber os produtores rurais de Palmas é uma importante vitrine de conhecimento para todos os produtores. “Neste espaço o produtor pode adquirir conhecimento e técnicas que podem ser adaptadas aos nossos negócios, e o melhor é que todos estes equipamentos foram pensados para o pequeno produtor e dentro da nossa realidade”, disse o produtor.
Para o prefeito Carlos Amastha, o espaço da Prefeitura de Palmas reservado aos produtores rurais, com a demonstração destes avanços tecnológicos voltados ao melhoramento da produção nas zonas rurais da Capital, demonstra o compromisso que toda equipe da gestão tem pelo desenvolvimento deste importante setor. “Queremos que cada dia nossos produtores tenham uma melhoria nas suas produções e vamos a cada dia buscar absorver esta produção, principalmente por meio das compras para a merenda escolar”, ressaltou.
O chefe do Executivo também ressaltou a importância do setor na geração de emprego e renda na Capital. “Palmas está despontando neste setor e temos o compromisso de investir cada vez mais para valorizar nossos produtores rurais, sempre buscando incentivá-los a produzir mais e melhor”, finalizou Amastha. (Do Site Agora-TO)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here