Fogo olímpico reluz para o mundo

0
2823
Goianiense participou ativamente como espectador do espetáculo olímpico acontecido em vários pontos da cidade

Revezamento do símbolo maior das olimpíadas percorreu 20 quilômetros na capital de Goiás. Evento mostrou ao mundo as belezas de Goiás

Primeira capital de estado a receber a Tocha Olímpica, Goiânia foi palco de uma grande festa nesta quinta-feira, dia 5. O fogo olímpico foi aceso na capital goiana no final da tarde e conduzido por 97 personalidades, em um percurso de 20 quilômetros de ruas e avenidas, passando por parques e praças, mostrando ao mundo as belezas da cidade. O início do revezamento ocorreu na Praça do Trabalhador, em frente à Câmara Municipal, e o final na Praça Cívica, com a realização do City Celebration, com diversas atrações artísticas.
O espírito olímpico encheu os corações dos moradores que se juntaram ao prefeito Paulo Garcia, autoridades municipais, atletas, artistas e personalidades goianienses para participar do revezamento e dar boas-vindas ao símbolo do maior evento esportivo do planeta. Durante todo o trajeto, foram realizadas atividades esportivas, culturais e promocionais.
Na Câmara Municipal, ponto de partida da Tocha Olímpica em Goiânia, a emoção e a expectativa tomaram conta de populares e das autoridades do Executivo e do Legislativo municipais. Afinal seriam o primeiros na capital a recepcionar fogo olímpico. Aplausos e gritos de felicidade deram a tônica do momento em que a chama olímpica chegou e foi acesa na capital goiana, por volta das 18 horas.
“Um evento mundial, onde os olhos do mundo estão voltados para o Brasil e, portanto, por todo o trajeto da Tocha Olímpica – que é o símbolo maior das olimpíadas – deve ser comemorado por nós como um momento histórico. Nós não sabemos quando outra vez passará por aqui a Tocha Olímpica. Acredito que isso é um reconhecimento por parte do comitê olímpico internacional da pujança do Brasil e das capitais brasileiras. E nós, como goianienses, estamos muito felizes”, afirmou o prefeito.
Como parte da festa, a Banda Marcial da Prefeitura de Goiânia – antes, durante e após a passagem da Tocha – encantou o público com repertório eclético, do sertanejo ao rock’n’ roll, passando pela MPB e clássicos da música internacional.
No Mutirama, a Tocha Olímpica foi acompanhada também por 1,5 mil alunos da Rede Municipal de Educação (RME), que se divertiam nas mais de 30 atrações do local. O comboio chegou ao parque de diversão às 18h29 e no trenzinho o gerente da força-tarefa local e diretor de eventos e lazer do Parque, Renato Isaac, representando os servidores, conduziu a tocha até o teleférico, onde o esportista André Vilarinho fez o trajeto no brinquedo entre o Mutirama e o Parque Botafogo.
“Foi o mesmo que representar cada goianiense em uma participação nas olimpíadas”, disse A  goianiense Analice Talarico foi a responsável por adentrar ao Mutirama com a tocha. “Estávamos muito contentes no trenzinho e a emoção foi múltipla”, contou Renato Isaac, condutor da peça no trenzinho. “Quando ouvi aquela multidão de crianças gritando me emocionei e não contive as lágrima”, relatou emocionado o esportista André Vilarinho.
Os últimos 200 metros com a Tocha Olímpica em Goiânia foram percorridos pela dupla sertaneja João Neto e Frederico, que definiram o momento como sublime. “Pra gente é uma honra, um momento único, estamos muito emocionados. Que o esporte e essa energia positiva possam unir todo mundo. Paz! A festa é do Brasil, a festa é nossa! Goiâniaaaaaa!”, disse Frederico. Ao ser levada ao palco principal na Praça Cívica, último ponto do percurso de 20 quilômetros por onde passou na Capital, a chama olímpica foi ovacionada e aplaudida pelo público.  A dupla sertaneja acendeu a pira olímpica e, logo em seguida, o violeiro Marcus Biancardini fez apresentação durante os cinco minutos oficiais da cidade, transmitidos ao vivo para todo o mundo.

Palácio das Esmeraldas
O Palácio das Esmeraldas foi palco da mais importante solenidade alusiva às Olimpíadas Rio 2016 em Goiás. Os jardins do Palácio foram enfeitados para receber a Tocha Olímpica, o maior símbolo dos Jogos Olímpicos. Promoção da Refrigerantes Bandeirantes, dona da Cola-Cola em Goiás, o evento reuniu mais de 200 pessoas em um coquetel até a chegada da tocha, por volta de 22 horas.
O governador Marconi Perillo, ao lado da primeira-dama, Valéria Perillo, e do diretor-presidente da Coca Cola em Goiás, José Alves Filho, além de outras autoridades como o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, e o deputado federal Alexandre Baldy (PTN), recebeu a tocha na porta de entrada do Palácio das Esmeraldas. “Nós estamos presenciando um acontecimento único. As Olimpíadas nos dá a oportunidade para refletirmos sobre as turbulências, guerras, terrorismo que infelizmente grassam pelo mundo afora. O esporte significa a busca da paz, a concórdia, a união e a unidade de todos os povos”, discursou o governador.

Roteiro
A Tocha Olímpica Rio 2016 chegou no Brasil na terça-feira, dia 3 de maio, em Brasília. N quarta-feira, dia 4, chegou em Goiás e passou por Corumbá de Goiás, Pirenópolis e Anápolis. Na quinta-feira, dia 5, foi a vz de Itaberaí, Cidade de Goiás, Inhumas e Goiânia.  Na sexta-feir, dia 6, o revezamento foi feiro em Trindade, Aparecida de Goiânia, Piracanjuba, Morrinhos e Caldas Novas. Já no sábado, dia, o revezamento passou por Pires do Rio, Ipameri e Goiandira. Em seguida, seguiu para Araguari (MG).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here