Educação em foco: Goiás vai ganhar duas novas universidades federais

0
1113

A presidente Dilma Rousseff anunciou na segunda-feira, dia 9, a criação de duas novas universidades federais em Goiás. São as universidades federais de Jataí e de Catalão, hoje regionais da Universidade Federal de Goiás. O anúncio foi feito com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, do reitor da UFG, Orlando Amaral, e de outros reitores de universidades federais e autoridades de todo o país.

Interiorização da educação
Segundo o Planalto, a criação das cinco universidades demonstra o esforço em interiorizar a educação no país. “Isso faz parte de algo fundamental, que é democratizar o acesso à universidade pública no Brasil. Se não tem universidade no interior, é preciso recurso para se deslocar para os grandes centros e as pessoas de menor renda não conseguiam deixar suas regiões e estudar”, explicou Dilma Roussefff.

Construção remonta a 1980, diz reitor
Para o reitor da UFG, Orlando Amaral, a mensagem que a presidente anuncia com o envio ao Congresso Nacional do projeto que cria as duas universidades, de Catalão e Jataí, é um reconhecimento do que são hoje as duas regionais. “Elas vêm sendo construídas desde 1980, quando foram criadas, e investem na construção e consolidação de seus campus, de seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão, pesquisa, e sobretudo na formação de seus estudantes”, declarou.

Harpista goiana representará o Brasil em festival internacional
Harpista há oito anos e integrante da Orquestra Jovem de Goiás, Aline Araújo participará do conceituado Harp Festival, festival internacional de harpa que, neste ano, será realizado no Rio de Janeiro entre os dias 22 e 25 de maio. Estudante do Instituto Tecnológico em Artes Basileu França, Aline representará não só Goiás como o Brasil no festival que reúne harpistas do mundo inteiro. Aline é mineira, mas se considera goiana de coração em virtude do apoio que obteve do Estado para se tornar harpista.

Concurso Novos Poetas, Prêmio Sarau Brasil 2016
Estão abertas as inscrições para o Concurso Nacional Novos Poetas, Prêmio Sarau Brasil 2016. Podem participar do concurso todos os brasileiros natos ou naturalizados, maiores de 16 anos. Cada candidato pode inscrever-se com até dois poemas de sua autoria, com texto em língua portuguesa. O tema é livre, assim como o gênero lírico escolhido. Serão 250 poemas classificados. A classificação dos poemas resultará no livro, Prêmio Sarau Brasil 2016. Antologia Poética. As inscrições são gratuitas, de 20 de fevereiro a 5 de junho de 2016 pelo site: www.concursonovospoetas.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here