Jogos Escolares de Goiás envolvem 7 mil alunos

0
2389
Jogo entre a Escola Municipal Erwin Prade-CE (branco e vermelho), contra o Colégio Batista- CE (verde e vermelho), nos Jogos Escolares da Juventude, Etapa 12 a 14 anos. Fortaleza, Ceará. 08/09/2015. Foto: Wagner Carmo/Exemplus/COB

Começa neste mês de maio a segunda fase dos Jogos Estudantis do Estado de Goiás. Com 13 modalidades esportivas para estudantes da rede estadual entre 12 a 17 anos

Cerca de sete mil alunos da rede pública estadual participam, a partir deste mês de maio, da segunda fase ,. O torneio é disputado em vários municípios goianos e os destaques de cada modalidade podem até garantir vaga para a etapa nacional, em João Pessoa (PB).
Tradicional em Goiás, a competição é promovida todo ano e tem como objetivo incentivar a juventude escolar a praticar atividades físicas, motivando o aprimoramento de habilidades e contribuindo para a formação do aluno/atleta. Também é uma oportunidade para descobrir novos talentos.
Todos os anos a Seduce é bem representada no pódio da etapa nacional. Além disso, diversos alunos já foram convocados a participar de jogos específicos da modalidade representando o país. Tal conquista pode significar o início de uma carreira dedicada ao esporte de alto desempenho.
São 13 modalidades disponíveis: basquete, futsal, handebol e vôlei (coletiva); atletismo, badminton, ciclismo, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez. Os atletas devem ter entre 12 e 17 anos. A participação é gratuita.
Os Jogos Estudantis do Estado de Goiás são realizados pela Seduce, por meio da Superintendência de Desporto Educacional, e tem o apoio das prefeituras municipais e federações esportivas.


Competição acontece em três grandes etapas

Os Jogos Estudantis do Estado de Goiás são divididos três em etapas. A primeira delas – e que já foi concluída – é a Intermunicipal, onde as equipes se enfrentaram entre si dentro de cada uma das 40 subsecretarias regionais. As campeãs foram classificadas para a Etapa dos Polos, que será disputada entre maio e junho.
Nessa segunda fase os atletas serão distribuídos cinco grupos: Polo I, em Morrinhos (11 a 15 de maio); Polo II, em Rubiataba (18 a 22 de maio); Polo III, em Inhumas (1 a 5 de junho); Polo IV, em Formosa (16 a 19 de junho) e Polo V, em Jataí (22 a 26 de junho). Os campeões garantem vaga na terceira e última fase local, que é a Etapa Estadual. Mais reduzida, por participar somente um campeão por modalidade de cada polo, ela será entre os dias 10 e 14 de agosto, em Ceres.
Quem garantir as primeiras colocações na Estadual automaticamente estará classificado para representar Goiás nos Jogos Escolares da Juventude. O evento é organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e será realizado em João Pessoa: 20 a 29 de setembro (de 12 a 14 anos) e 10 a 19 de novembro (15 a 17 anos).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here