Secretária de Educação divulga resultados de combate ao Aedes

0
1980

Da Redação

Durante apresentação do balanço da força-tarefa “Goiás Contra o Aedes”, no último dia 12, na Cidade de Goiás, a secretária estadual de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, entregou aos prefeitos e secretários de Saúde da Regional Rio Vermelho, formada por 17 municípios, as cartas revelando indicadores, mapas da evolução das ações, comparativo dos casos de dengue nos anos de 2015 e 2016, entre outras. O balanço da força-tarefa está sendo divulgado nas 18 regionais de Saúde de Goiás e a cada evento os prefeitos recebem as informações.

De acordo com a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Sedce), o estado de Goiás obteve grandes resultados na luta contra o Aedes, tendo conseguido em quatro meses reduzir em 90% o número de focos do mosquito, superando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Para Raquel Teixeira, o principal motivo do sucesso foi o envolvimento do governador Marconi Perillo, que percorreu os municípios, conversou com os secretários e mobilizou os agentes públicos como Seduce, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Saúde e municípios na divulgação da campanha e na orientação da população.aedes-4

A secretária agradeceu o engajamento e conclamou todos a trabalhar cada vez mais para apagar o mosquito da história do Brasil. Segundo ela, os índices satisfatórios até o momento só foram possíveis graças a um trabalho de educação. Nós estamos dando exemplo para o País”, repetiu a secretária, que também participara de evento semelhante no dia anterior, 11/5, em Catalão. Para ela, a ampla disseminação das informações e o trabalho de todos os agentes foi fundamental na redução dos focos.aedes-5

O evento contou com as participações do coordenador da regional Rio Vermelho, Vandré Borges; do tenente coronel Jailton Pinto Figueiredo, representante do Corpo de Bombeiros; da presidente da Câmara Municipal, Eliane de Bastos Machado; da prefeita Selma Bastos, e de Fernando Ferro, representando o Conselho Municipal de Saúde da Cidade de Goiás. Os prefeitos Carlos Roberto da Silva (Itaberaí), Rogério Xavier (Matrinchã), Gilmar Batista (Santa Fé), Carlos Vitor (Britânia) e Paulo Nascimento de Sousa (Faina) também participaram, além de representantes dos outros municípios.

Sem nenhum município com alta infestação

A força-tarefa conseguiu impedir o surgimento de aproximadamente 100 milhões de mosquitos, com a eliminação de cerca de 100 mil criadouros. Os registros da Secretaria de Saúde de Goiás revelam, ainda, que o número de municípios que apresentavam índices superiores a 4% de infestação do Aedes caíram vertiginosamente. Em janeiro, 106 dos 246 municípios goianos tinham mais de 4% de infestação. Em fevereiro, a quantidade foi reduzida para 16 e, em março, para 7 municípios. Em abril, nenhum município do Estado foi considerado como de alto risco.

Vários municípios já praticamente alcançaram a meta de erradicar o mosquito, são eles: Santa Fé de Goiás, Brazabantes, Alto Horizonte, Jaupaci, Palminópolis e Aloândia. As ações nesses municípios serão intensificadas para atingir a meta do Aedes Zero.

Goiás na Ponta do Lápis

Raquel Teixeira também convidou os estudantes das redes estadual, municipal e particular a participarem do Concurso de Redação, Desenho, Foto e Vídeo, que tem como tema o combate ao mosquito. A 12ª edição do Concurso Goiás na Ponta do Lápis com o tema ‘Histórias Reais de Combate ao Aedes’ está com inscrições prorrogadas até o dia 15 de junho, numa promoção conjunta da Seduce e Secretaria Estadual de Saúde. Mais de 900 mil estudantes já se inscreveram, o que comprova o grande envolvimento da população no esforço pela erradicação do Aedes. As inscrições podem ser feitas pelo site www.tribunadoplanaldo.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here