Software facilita a vida do professor

0
1731
Oprograma pode ser acessado dentro ou fora do ambiente escolar. Através da internet, educadores podem descrever e caracterizar cada aluno de suas turmas e matérias via sistema sem precisar de estar na escola

Educara permite aos educadores preencherem com mais riqueza de informações as deficiências, qualidades e desempenho dos alunos, ajudando a descobrir as potencialidades dos estudantes de maneira mais rápida e segura

Fabiola Rodrigues

O diário do professor não é mais suficiente para descrever o rendimento do estudante. Atualmente é necessário que as secretarias escolares tenham um relatório individual que caracterize melhor o perfil e o desenvolvimento de cada auno. O boletim já não é mais suficiente para traçar a maneira de como ele se desenvolve em sala de aula. Nesse sentido o software Educara foi criado para facilitar a vida do professor da rede municipal de ensino. De olho na novidade, muitos educadores de Goiânia estão se reunindo e adquirindo o programa, que permite preencher informações do educando via sistema.
Em entrevista exclusiva à Tribuna do Planalto, o analista de sistemas Vitor Santana diz que o Educara surgiu através de um professor que solicitou a ele ajuda para criar um programa que possibilitasse ter descrições mais detalhadas do aluno. O programa atualmente é utilizado em 23 escolas municipais em Goiânia. Desde 2012, com o desenvolvimento do sistema, ele vem contribuindo para que o acompanhamento na descrição do perfil de cada estudante seja real e sistemático.
O professor da rede municipal de ensino que não aderiu ao programa ainda precisa preencher os dados do aluno num editor de texto convencional para que a escola tenha acesso às descrições. O preenchimento dos dados dessa maneira, além de dificultar a descrição do aluno, não permite que as informações sejam compartilhadas por outros professores.
O Educara foi criado para ajudar professores e coordenadores a preencher a ficha do aluno de forma mais rápida, acessível e compartilhada. O uso do programa pode ser realizado dentro ou fora do ambiente escolar. Os educadores podem descrever e caracterizar cada aluno de suas turmas e matérias via sistema sem precisar estar na escola.
“O Educara é um software para gestão educacional com conceitos baseados na LDB (Lei de Diretrizes e Bases) que estabelece a avaliação dos educandos por meio de descrições e ajuda a identificar o perfil do estudante. Ao criar o sistema, procurei especificar cada detalhe”, diz o analisa.
O Educara permite os professores preencher com mais riquezas de informações deficiências, qualidades e desenvolvimento do aluno em cada matéria especifica. O professor tem a oportunidade de usar o programa onde achar melhor.
Com o programa, os coordenadores encontram mais facilidade de passar informações para os outros colegas de trabalho sobre determinado estudante. Quando um pai vai à escola procurar informações sobre o filho, basta alguém da secretaria abrir o programa que as informações do rendimento do aluno estarão especificadas por matérias, preenchidas pelos professores individualmente.
“Fui me apaixonando pelo programa à medida que estava entendendo a importância dele na vida dos educadores. O Educara colabora para que o professor tenha mais prazer em trabalhar. Ele permite que as alterações realizadas fiquem salvas na nuvem. Usando um simples editor de texto nas escolas, o Word por exemplo, isso seria impossível”, diz o analista.
O programa que atualmente atende as necessidades da redes municipais de educação ainda não é um sistema padronizado utilizado nas escolas do município. O Educara é um software usado dentro da escola quando os professores em conjunto decidem aderir esse formato de programação.
“Para aderir ao Educara basta os professores fazerem um acordo entre eles e solicitar o programa. O valor cobrado atualmente é R$ 40,00 por cada professor. Essa taxa é cobrada anualmente. Compensa e muito pagar um valor desse mediante os benefícios”, observa Vitor Santana.
O analisa de sistema observa que o professor necessita de um programa como esse para facilitar o controle e acompanhamento do estudante no ambiente escolar, mas infelizmente esse recurso ainda não é oferecido pelas escolas do município.
“Devido ao preço acessível, fazer o uso do software é uma saída viável quando os colaboradores que trabalham na escola decidem investir conjuntamente na qualidade e acessibilidade das informações dos alunos”, lembra.


Programa incrementa ficha descritiva do aluno

O modelo didático adotado pelo software Educara permite ao professor que ele elabore o diagnóstico final de uma avaliação periódica que não seja somente o boletim escolar. E também uma ficha descritiva que explane os aspectos cognitivos, socioafetivos e específicos do estudante.
Na descrição cognitiva, o programa permite ao professor avaliar as atividades e competências adquiridas pelo estudante em cada área específica do conhecimento. De acordo com objetivos propostos para o ciclo de formação e desenvolvimento humano. Quando cada educador preenche a sua determinada matéria no sistema, ele organiza automaticamente as informações registradas.
Já nas descrições sócio afetivas o Educara solicita as seguintes observações: assiduidade, pontualidade, compromisso, participação, criatividade, respeito e solidariedade com colegas e professores. Algumas escolas da rede municipal têm o turno estendido e oferece também ao professor que ele faça avaliações dessas atividades extra curriculares.
A professora Márcia Borges, da Escola Municipal Engenheiro Antônio Felix, diz que mesmo que o programa não seja um sistema padrão de todas as escolas municipais é importante os educadores aderirem a ele, para que o ambiente escolar seja mais organizado e se tenha informações mais seguras dos estudantes.

Analista de sistema Vitor Santana: o Educara colabora para que o professor tenha mais prazer em trabalhar, além de permitir que o perfil do aluno seja melhor definido
Analista de sistema Vitor Santana: o Educara colabora para que o professor tenha mais prazer em trabalhar, além de permitir que o perfil do aluno seja melhor definido

“Estou usando o Educara e ele me ajuda muito a traçar o perfil correto dos meus alunos. Além disso no sistema posso fazer comparação dos meus alunos com o rendimento em outras matérias. Usando o programa Word ou outro editor de texto de um computador comum isso não seria possível ser feito tão facilmente”, diz a professora.
Vitor Santana, que é empresário de marketing digital, diz que o software foi feito para atender às necessidades que uma escola deseja ter referente à descrição dos alunos. O formato do Educara não é padronizado. Os educadores em conjunto podem também solicitar e acrescentar mais critérios de avaliação na ficha descritiva.


Maior facilidade e garantia de informação

Tatiana Arruda, coordenadora da Escola Municipal Victor Hugo Ludwig, aderiu ao Educara há mais de um ano juntamente com os professores. Ela conta que o programa ajuda a traçar o perfil de cada estudante na escola. Quando chega algum pai na escola, qualquer pessoa na secretaria pode falar sobre a vida daquele aluno a partir das informações que estão no sistema.
“Como a nossa escola não tinha nenhum programa de descrição específica, trabalhávamos com o Word. Era muito difícil. Desde que aderimos ao programa ficou mais fácil atender aos pais na coordenação”, relata a coordenadora.
Tatiana Arruda lembra de uma situação que aconteceu recentemente em uma escola municipal em Goiânia onde os registros e descrições do perfil dos alunos eram feitas no Word.
“A escola tinha mais de 200 fichas preenchidas pelos professores salvas somente no computador. Aconteceu um problema com a máquina e todos o relatórios desapareceram. Os históricos simplesmente sumiram por não estarem salvos. No Educara, as informações ficam salvas na nuvem e isso é fundamental”, diz a coordenadora.
A professora Márcia Borges também faz uso do programa e lança nele as informações do rendimento de cada aluno, inserindo os dados constantemente para manter a ficha do estudante atualizada.

O modelo didático adotado pelo software Educara permite que o professores tenham melhor diálogo durante o conselho de classe e facilita a descrição e o acompanhamento do perfil de cada estudante
O modelo didático adotado pelo software Educara permite que o professores tenham melhor diálogo durante o conselho de classe e facilita a descrição e o acompanhamento do perfil de cada estudante

“O programa me permite acessar dados atualizados em qualquer dia e horário. Essa foi uma das vantagens que achei importantes para aderir ao plano e fazer uso do Educara. Tem sido sido para mim uma ótima ferramenta de trabalho”, conta a professora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here