Fica tem data antecipada

0
1119
Festival Internacional de Cinema ocorre há 18 anos na cidade de Goiás

A secretária estadual de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Raquel Teixeira anunciou, durante entrevista coletiva na manhã de terça-feira, 31/5, a nova data de realização da 18ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), na Cidade de Goiás, que será de 16 a 21 de agosto. A antecipação do festival atende a reivindicação da Cidade e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), visto que a data estipulada anteriormente (23 a 28/8) coincidiria com o Encontro de Motociclistas, promovido anualmente no município.
A Cidade de Goiás, Patrimônio Cultural da Humanidade, terá, durante o mês de agosto, uma movimentação intensa de público e de turistas em geral, com entretenimento cultural e esportivo. A programação será mantida e, nessa edição, o festival terá como tema a sustentabilidade do Cerrado, com foco no cinema, meio ambiente e na valorização da cidade, importante polo da cultura do Estado. O edital com os últimos ajustes do Fica 2016 foi publicado no site da Seduce www.seduc.go.gov.br.

Os filmes
O Fica 2016 recebeu, ao todo, a inscrição de 356 filmes, 29 a mais que na edição passada. Para a mostra competitiva foram selecionadas 22 produções com temática ambiental, sendo 12 estrangeiros e 10 brasileiros. A participação internacional fica por conta de produções da França, Áustria, Alemanha, Bélgica, Índia, Irã e México. Entre os brasileiros, quatro filmes são goianos. O júri também selecionou 12 curtas de animação para a mostra Fica Animado, que é destinada ao público infantil.
A programação musical do festival traz 14 shows, 10 de música popular e quatro de música clássica, encerrando com a Orquestra Filarmônica de Goiás. Na identidade visual, o Fica 2016 será ilustrado por uma tela do artista goiano Rodrigo Godá. Também já foi anunciado que, nas próximas edições do evento, o Fica trará obras de Pitágoras, em 2017, e Marcelo Solá, em 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here