Seduce discute inclusão de pessoas com deficiência

0
1386
Evento busca despertar para a necessidade da qualificação profissional do deficiente físico

Ações visam encontrar soluções para aprimorar a empregabilidade

Discutir a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Este é o objetivo de dois eventos promovidos pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), por meio da Gerência de Ensino Especial (GEE), a serem realizados no final deste mês, em Goiânia. Nos dias 28 e 29 de junho ocorrem palestra e mesa redonda com o tema Empregabilidade das Pessoas com Deficiência: diálogos e desafios.
Estão convidados para os eventos representantes do Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPTGO), Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), Sistema ‘S’ e gestores de instituições filantrópicas que desenvolvem programas de inclusão em Goiás.
Em 1991 foi editada a Lei 8.213, que obriga as empresas com mais de 200 empregados a manter em seus quadros de 2% a 5% de trabalhadores com algum tipo de deficiência. No entanto, a oferta para este público ainda é restrita. A Seduce iniciou, em 1999, um programa de escola inclusiva. Entre os objetivos está o preparo dos alunos com necessidades especiais para o mercado de trabalho.
A Seduce também desenvolve, desde o início do ano, o Projeto Movimento Anual de Inclusão – Mais Inclusão. A iniciativa foi criada para divulgar as ações do Programa Estadual de Educação para a Diversidade numa Perspectiva Inclusiva (PEEDI).
“A ideia é que essas pessoas não sejam incluídas só para socializar, mas para que sejam incluídas para aprender e desenvolver, porque elas são capazes”, destacou a gerente de Ensino Especial da Seduce, Lorena Resende Carvalho.

Futuro
A gerente acredita que é preciso avançar na qualificação dos profissionais e a capacidade das empresas em acolher essas pessoas. “A ideia é discutir sobre isso nos eventos, e por este motivo nós convidamos vários profissionais e instituições envolvidas com o tema”, frisou.
Atualmente, a rede de ensino estadual tem 9 mil alunos com algum tipo de necessidade especial que inclui deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Para dar suporte a este trabalho, o PEED tem um grupo de 40 pessoas que dão apoio aos profissionais da rede de apoio à inclusão das suas regionais. Essa equipe inclui professores, intérpretes de Libras, instrutores de Libras, psicólogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais.


Secretaria promove 1ª Caminhada a Trindade para servidores

A Equipe de Prevenção Biopsicossocial (Eprebi) da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) promove na próxima sexta-feira, 1º/7, a primeira edição da Caminhada a Trindade com os servidores. As vagas são limitadas e os interessados devem, no momento da inscrição, apresentar atestado médico de liberação para atividades físicas.
O ponto de encontro será no estacionamento da Seduce. Um ônibus vai acompanhar o grupo, formado por 40 pessoas, oferecendo assistência no trajeto. O retorno está previsto para 21h30. Os interessados devem se inscrever ligando para 3201-4155 ou pessoalmente, na superintendência de Programas Educacionais Especiais, na própria sede da Seduce.

Outras ações
A Eprebi já desenvolve ações internas para melhorar a qualidade de vida do servidor ligado à Seduce. Uma delas é a Caminhada Orientada, realizada duas vezes por semana no Lago das Rosas.
A equipe preventiva conta ainda com o Programa de Práticas Integrativas Corporais, realizado dentro da própria Seduce, com o objetivo de conscientizar o servidor a adotar um estilo de vida ativo e saudável, proporcionando prevenção de doenças e uma melhoria nos aspectos biopsicossociais.
As práticas oferecidas são: Ginástica Funcional realizada toda segunda, quarta e sexta-feira (das 17h 15 às 17h45), na tenda do transporte na Seduce, Caminhada Orientada, toda terça e quinta-feira (das 18h às 19h), no Lago das Rosas, e Ginástica Laboral, que ocorre de forma itinerante, dentro dos próprios departamentos.


Serviço:
O quê: – Palestra Magna (28/6 19h30min)  – Mesa redonda (29/6) 8h)
Tema: Empregabilidade das Pessoas com Deficiência
Onde: Auditório do Colégio da Polícia Militar Hugo de Carvalho – Avenida E, nº 600, Quadra B – Lote 01-24, Jardim Goiás – Goiânia.
Mais informações: 62 3201 3119/ 3201 3122 ou pelo e-mail: gepedagogico.relatorio@seduc.go.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here