Claudia Lelis combate à violência contra a mulher

0
2059
Engajada na luta e no combate à violência contra a mulher no Estado, a vice-governadora Claudia Lelis realizou, nesta semana, uma série de visitas aos órgãos estaduais que atendem a pessoa vítima de violência sexual na Capital.

“Fui procurada por representantes destes órgãos e busquei verificar de perto a situação em que estão esses locais e o que precisam para melhorar o atendimento das pessoas que sofrem esse tipo de agressão”, destacou Claudia Lelis.
A primeira visita foi no Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis) do Hospital Regional Dona Regina. O local atende pessoas vítimas de violência sexual de Palmas e região, realizando também todo acompanhamento durante seis meses. De janeiro a maio deste ano, o Savis já registrou 92 casos.
O diretor do Hospital Dona Regina, Fernando Pinheiro, entregou à Claudia Lelis documento solicitando a implantação da Cadeia de Custódia com coleta de vestígios no Savis. O documento solicita também adequações da estrutura física e do pessoal especializado do Instituto Médico Legal (IML) e da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam). Os três locais realizam os primeiros atendimentos às vítimas.
A Cadeia de Custódia com coleta de vestígios deve ajudar na coleta e no armazenamento de provas. “Teremos mais agilidade no atendimento à vítima. Com o armazenamento de provas, a Cadeia  poderá funcionar como banco de dados para ajudar na identificação do agressor”, explicou a assistente social do Savis, Ivaneide Batista.  “É importante para agilidade no atendimento das vítimas, o que só será possível com a integração dos serviços”, destacou também a delegada da Mulher, Maria Haydee.
De acordo com o diretor do IML, Jorge Guardiola, a intenção é um atendimento rápido e único. “Queremos agilidade com um trabalho integrado, em que devemos promover mais conforto e tranquilidade para a vítima nesse momento difícil”, concluiu.
“Após visitar esses órgãos, pude verificar de perto que todos precisam de adequações e melhorias. Estou empenhada em buscar os recursos federais que existem para essa finalidade. Temos uma bancada federal forte e atuante, e a nossa deputada federal Dulce Miranda, que é também grande defensora desta bandeira, com certeza, nos apoiará. Por isso, acredito que, unidas, podemos fazer muito mais por essa causa”, concluiu Claudia Lelis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here