Comissão organizadora divulga programação do do VI Congresso Científico da UnirG

0
1257

Continuam os preparativos para a organização do mais importante encontro científico da região sul do Tocantins. O VI Congresso Científico do Centro Universitário UnirG será realizado entre os dias 20 e 23 de setembro, em Gurupi. A maioria da programação já está definida e trará temas que agradarão profissionais das diversas áreas de atuação.

Com a temática Ciência, inovação e empreendedorismo: a pesquisa no desenvolvimento regional a comissão organizadora espera reunir cerca de 4 mil pessoas, entre acadêmicos, professores e profissionais da região. A expectativa da equipe ainda é a de receber a visita de aproximadamente 3 mil pessoas que frequentarão a Feira de Profissões e os eventos culturais que serão realizados durante a programação.

Segundo o presidente do Congresso Científico, Me. Geovane Rossone, programação científica deste congresso foi feita com todo cuidado pelos professores e acadêmicos da Instituição, trazendo profissionais de renome internacional que proferirão palestras e debates com os principais temas da atualidade.

“Logo na palestra de abertura do evento teremos o privilégio de receber a empreendedora Anielle Guedes, que já palestrou em mais de 14 países em organizações como a ONU, G20 e Banco Mundial e está entre os 30 jovens mais talentosos com menos de 30 anos da Revista Forbes”, relatou Rossone.

Já na área da saúde o destaque será a presença do Dr. Durvanei Augusto, pesquisador da fosfoetalonamina, a droga que auxilia no combate ao câncer que causou polêmica nos últimos meses. Durvanei foi o responsável por apresentar sua pesquisa e os efeitos da fosfoetanolamina no Senado Federal junto às comissões de Ciência, Tecnologia e Inovação e à Comissão de Seguridade Social e Família. É pesquisador chefe do Instituto Butantan em São Paulo.

Outro assunto em destaque será o ABCDE do Vírus Zika, apresentado pela Dra. Constância Ayres da FioCruz de Pernambuco. A mesma é a pesquisadora nacional responsável pela comprovação da capacidade de transmissão deste vírus pela saliva e por pernilongos comuns. Ainda na área da saúde, terá a presença da fisioterapeuta do Comitê Olímpico Brasileiro que, um mês após os Jogos Olímpicos/Rio 2016, que será em agosto, irá ministrar palestra sobre os sistemas de atendimentos aos atletas nestas olimpíadas.

“Na área de ciências sociais aplicadas a advogada especialista em direito penal Patrícia Vanzolini será o destaque do direito. Além de renomada profissional, é docente na Universidade Mackenzie e no Complexo Educacional Damásio de Jesus e consultora do Canal GloboNews na respectiva área. A Deputada Federal Josi Nunes e a Senadora da República Kátia Abreu também vão participar do Congresso, abordando sobre a ciência no desenvolvimento regional”, acrescentou o professor.

Além de palestras, o evento também trará mesas-redondas, debates, videoconferências, minicursos e oficinas nas áreas da saúde, tecnologia, ciências sociais aplicadas e educação, onde haverá presença maciça das Ligas Acadêmicas e Centro Acadêmicos dos cursos. Na oportunidade alunos e professores também vão apresentar trabalhos científicos em forma de pôsteres, e os melhores estudos serão premiados durante o concurso.

“Essa será uma grande oportunidade para nossos acadêmicos adquirirem conhecimento e se atualizarem com a presença destes profissionais, internacionalmente renomados nas diversas áreas do saber. Um dos objetivos desta Instituição é formar indivíduos inovadores que visam o desenvolvimento através da ciência”, falou o professor

O evento será desenvolvido em vários locais da cidade, como: Palaciu’s Real, Sesc, Câmara Municipal, auditório da OAB, assim como nas salas de aula do Campus II.

O Congresso Científico é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) e a comissão organizadora é formada por professores de todos os cursos da UnirG, bem como, por profissionais de todas as áreas administrativas.

“Todos os professores e acadêmicos que construíram esta programação científica tiveram a preocupação de trazer profissionais e pesquisadores cuja área de atuação tem se destacado nos últimos tempos em âmbito nacional.  É importante lembrar que temos servidores de todos os setores da Fundação e professores e acadêmicos de todos os cursos do Centro Universitário envolvidos na construção deste evento que tem tudo para ser o maior e melhor congresso científico do Tocantins”, finalizou Rossoni. (Do Site Agora-TO)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here