Marcelo Miranda investe em infraestrutura e garante desenvolvimento do Tocantins

0
2083

Na zona rural do município de Pugmil, região central do Tocantins, a população recebeu obras de infraestrutura em rodovias vicinais, como a Ponte Herculano dos Santos Cabral, sobre o Rio São José. Uma das 11 obras entregues no município na manhã desta quinta-feira, 30, executada pelo financiamento do Governo do Estado com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), a partir do Projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável (PDRIS).

“Essa obra é de grande valor para essa região nossa, devido ao escoamento da produção, que também beneficia a nós e aos municípios vizinhos a Pugmil”, comemorou o agricultor Salomão Rodrigues, proprietário de uma fazenda a poucos metros de uma das três pontes entregues.
O projeto foi iniciado por Marcelo Miranda em 2002, conforme explica o secretário de Estado da Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos, Sérgio Leão. “Atualmente, 72 municípios têm obras em andamento com esse programa, contemplando os 139 municípios. Essa era uma meta do governador durante a primeira gestão, e estamos finalizando agora. Essas obras têm a finalidade de dar trafegabilidade às rodovias, escoamento da produção, e que os aparelhamentos do Estado, saúde, educação e segurança cheguem aos municípios”, frisou.
Raimunda Cabral Monteiro, 70 anos, e seus irmãos, filhos de Herculano dos Santos Cabral, que dá nome a ponte inaugurada pelo governador nesta quinta-feira, ficaram emocionados com a homenagem recebida. Ao ver a obra recém-inaugurada, dona Raimunda lembrou-se de como eram as dificuldades enfrentadas com o transporte na região. “Nosso pai foi o fundador desta fazenda. Foi um pioneiro desta região, quando meu pai mudou para cá não existia nada”, disse.
Sobrinho de Raimunda, Valdinez Cabral, técnico de extensão rural, nasceu e foi criado na região. “No início, aqui só tinha pinguelinho com arame para a gente passar. De lá para cá, era uma dificuldade muito grande porque precisava de estrutura para passar caminhão com animais. Atualmente, com essa obra construída, vai facilitar todo o sistema de produção, não só pecuária, mas agrícola também”, enfatizou.
Projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável
As obras executadas no âmbito do PDRIS promovem melhorias na qualidade de vida da população rural na medida em que cria mais oportunidades de emprego, prestação de serviços, transporte escolar, escoamento da produção e geração de renda.
Presente na cerimônia de entrega de obras, o deputado estadual Paulo Mourão destacou a importância do PDRIS para o fortalecimento da agricultura familiar. “Interessante este tipo de ação, porque favorece muito o processo da agricultura familiar e também há uma relação intermunicipal comercial muito forte. Aqui, nós estamos na divisa do Ribeirão São João que divide o município de Pugmil e Paraíso”, pontuou.
Ao todo, foram entregues 11 obras hidráulicas: duas pontes pré-moldadas de concreto de 10 metros, uma ponte pré-moldada de concreto de 30 metros; quatro bueiros duplos celulares de concreto; dois bueiros duplos celulares de concreto e dois bueiros simples tubulares de concreto. Obras que somadas, reúnem um investimento do Governo do Estado na ordem de R$ 859.545,10.
Ainda nesta quinta-feira, o governador vistoriou a rede de distribuição de água no Setor Primavera e no Balneário de Pugmil, um complexo de lazer com área de 10 mil m² e investimento de R$ 300 mil do Governo do Estado, cuja previsão de entrega é para 90 dias. (Do Site Agora-TO)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here