Governador e secretária fazem entrega de computadores e de jogos escolares

0
1578
Durante solenidade no pátio da Seduce foram entregues 1.030 computadores de última geração e quase 27 mil jogos de cadeiras e mesas escolares
Acompanhada do governador Marconi Perillo, a secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, entregou na manhã desta terça-feira, 5/7, 26.369 jogos escolares e 1.030 computadores de última geração. A solenidade foi realizada no pátio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), no Setor Oeste, e contou com as presenças de diversos deputados estaduais, secretários de Estado, subsecretários regionais, diretores de escolas, professores e vários superintendentes da Seduce.
Compostos por mesas e cadeiras, os jogos escolares serão encaminhados às instituições de ensino da rede estadual com o objetivo de atender tanto a demanda criada por novas vagas no segundo semestre letivo quanto para renovação do acervo já existente. A aquisição foi feita com recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação (MEC) e está orçada em R$4.878.265,00.
Segundo a secretária Raquel Teixeira, a compra das mesas e cadeiras já era uma necessidade desde 2012, quando foram adquiridos alguns conjuntos com verba do FNDE. “É comum termos que fazer a substituição desse mobiliário de uso frequente dos alunos. Essa renovação é uma ação muito importante, pois carteiras quebram e estragam. Somente este ano houve um aumento de quase 3% no número de alunos e tudo indica que será necessário adquirirmos, em breve, 20 mil novos conjuntos”, diz ela.
A secretária lembrou ainda que as carteiras que serão substituídas serão encaminhadas ao Complexo Prisional, onde há um trabalho de recuperação destas cadeiras e mesas que, posteriormente, passarão a atender várias instituições sociais.
Já os computadores, de última geração, vão atender a parte administrativa da Seduce, sendo encaminhados para os departamentos da sede Centralizada, Condomínios das Superintendências (Vila Nova) e às 40 Subsecretarias Regionais. Do total de 1.030, 30 são de altíssima performance para atender as necessidades específicas do Núcleo de Tecnologia (Nute). Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Tesouro Estadual no valor total de R$3.745.900,00.
Equidade e excelência
Raquel Teixeira explicou que os novos equipamentos de informática vão contribuir para que o Nute possa avançar ainda mais tecnologicamente e também criar novos softwares que serão enviados às escolas e utilizados em prol da melhoria da aprendizagem. De acordo com a secretária, dizer que os novos computadores são unicamente para uso administrativo é pouco.
“Para cumprirmos a meta de trabalho que traçamos, pautada na equidade e excelência, era preciso ter acesso fácil aos dados e à informação, além de capacidade tecnológica. Esses avanços tecnológicos, inseridos na plataforma Goiás 360, nos permitem definir novas metas e acompanhar de perto – e continuamente – a aprendizagem dos alunos, utilizando os dados desta aprendizagem no embasamento de nossas ações pedagógicas”.
A secretária também fez questão de frisar que os equipamentos vão contribuir para levar a cultura digital para dentro das escolas públicas. “Isso já é uma realidade lá fora e precisamos avançar neste sentido”. Raquel Teixeira também ressaltou que “muito mais do que entregar computadores para uso administrativo, o que estamos fazendo hoje é celebrando um passo importante de inovação e de modernidade, características que marcam a gestão de Marconi Perillo em todas as áreas”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here