SENAI Tocantins disputa vagas em cinco ocupações da WorldSkills 2017; Palmas sedia seletiva de Pintura Decorativa

0
1203

SENAI Tocantins disputa vagas em cinco ocupações da WorldSkills 2017; Palmas sedia seletiva de Pintura Decorativa

A capital Palmas sedia, de 11 a 15 de julho, a Seletiva Nacional dos estudantes brasileiros que irão representar o País durante a 43ª edição daWorldSkills Competition na Ocupação de Pintura Decorativa. As provas para a seleção dos representantes em 43 ocupações começaram no último dia 4 de julho e vão até 12 de agosto em 32 cidades abrangendo os 26 estados e o Distrito Federal. A olimpíada internacional de profissões acontece em 2017 em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos).

Em todo o País, 407 alunos de instituições que ofertam cursos técnicos e de formação profissional, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), disputam as vagas nesta fase inicial. No Tocantins, as provas de Pintura Decorativa acontecem no Centro de Educação e Tecnologia do SENAI (Quadra 201 Norte) em Palmas de 08 às 18 horas.

Cinco representantes do SENAI Tocantins participam desta etapa da competição: Sinneony Oliveira (Construção em Alvenaria  – de 04 a 08 de julho em Caxias do Sul/RS), Valdemilson Silva Júnior (Pintura Decorativa – de 11 a 15 de julho em Palmas/TO), Marcus Vinicios Almeida (Aplicação de Revestimento Cerâmico  – de 25 a 29 de julho em João Pessoa/PB), Eurípedes Barbosa Junior (Eletricista de Instalações Prediais – de 08 a 12 de agosto em Campo Grande/MS) e Cayco Guimarães (Refrigeração e Ar Condicionado –  de 08 a 12 de agosto em Cabo de Santo Agostinho/PE).

As provas simulam desafios do dia a dia das profissões (ocupações) representadas pelos participantes que podem ter até 21 anos. Na seletiva de Pintura Decorativa, por exemplo, os competidores desenvolvem técnicas como a aplicação de papel de parede, pintura de objetos e em painéis (design), mosaicos, aplicações de texturas, entre outras atividades pré-determinadas. O trabalho desenvolvido é avaliado por técnicos/avaliadores do SENAI que, ao término do tempo, conferem a pontuação de acordo com normas internacionais de qualidade.

Os competidores melhores avaliados seguem na competição pela vaga de representante brasileiro na WorldSkills. Essa é a primeira vez que os competidores do Brasil são escolhidos em provas seletivas realizadas em várias cidades. “A mudança tem como objetivo tornar os eventos mais atrativos, sem a perda da excelência técnica, incentivando jovens a seguir a carreira profissionalizante”, explica a gerente da Unidade Tecnologia e Educação do SENAI Tocantins, Dini Bezerra. O foco do SENAI com o novo modelo é sobretudo melhorar a comunicação com o público, redução dos custos e alinhamento com a metodologia SENAI de Educação Profissional, complementa Dini.

Seletiva em Palmas

Em Palmas, a seletiva inicia o processo de escolha do representante do Brasil na ocupação Pintura Decorativa recebendo competidores dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Amapá, Santa Catarina, além do representante do SENAI Tocantins, Valdemilson Silva Júnior. O primeiro dia, 11/07, é destinado à Ambientação dos competidores no local de prova. Nos dias 12, 13 e 14/07 eles executam a prova e na sexta-feira, 15/07, serão premiados os melhores colocados.

Na 42ª WorldSkills, em 2015, o aluno do SENAI Tocantins, Alisson Aguiar, representou o Brasil (país campeão do torneio) na ocupação Pintura Decorativa e consagrou-se como o 6º melhor competidor do mundo entre os 18 concorrentes desta modalidade. Alisson também ganhou certificado de excelência na avaliação de seu trabalho desenvolvido ao longo de 4 dias de competição.

WorldSkills

A WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo, que se realiza em um país diferente a cada dois anos. Há competições em áreas que vão desde a automação industrial, passando pela eletrônica e eletricidade até cozinha e confeitaria. É organizada pela WorldSkills International, entidade que trabalha, desde 1950, para o desenvolvimento e a excelência das ocupações técnicas.

A competição reúne competidores de países e regiões das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul. Há competições em áreas que vão desde a automação industrial, passando pela eletrônica e eletricidade até cozinha e confeitaria.(Do Site Agora-TO)

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here