Operação Férias garante segurança nas rodovias

0
2163
A operação vai até o final do mês. Comando de Policiamento Ambiental reforça o efetivo

Ações preventivas e corretivas são intensificadas ao longo do Rio Araguaia, destino de grande parte dos turistas nesse período

A Polícia Militar de Goiás (PMGO), por meio do Comando de Policiamento Ambiental (CPA), realiza durante todo este mês de julho a Operação Férias 2016. O objetivo é proteger o meio ambiente e a população que se desloca para pontos turísticos em diversas regiões do Estado.

Ações preventivas e corretivas são intensificadas ao longo do Rio Araguaia, destino de grande parte dos turistas nesse período. A operação vai até o final do mês. Além do trabalho de fiscalização de rotina, o Comando de Policiamento Ambiental reforça o efetivo e, com isso, aumenta o poder de fiscalização com a utilização de patrulhamento náutico e também terrestre.

Os principais locais de atuação do aparato policial são os municípios de Caldas Novas, Goianésia, Rio Verde, Aragarças, Aruanã, Bandeirantes e Luiz Alves do Araguaia.

Na atuação policial durante a Operação Férias deste ano estão o policiamento ostensivo, preventivo e repressivo, apreensão de armas, combate ao consumo e tráfico de entorpecentes, combate à caça e pesca ilegais, bem como fazer apreensão dos objetos utilizados no ilícito, averiguação de legalidade de desmatamentos, construções de represas, extração de areia, construções em Áreas de Proteção Permanente (APPs) e o comércio ilegal de areia e animais silvestres.

Educação Ambiental

Outro ponto de atuação das forças policiais é o trabalho de conscientização acerca da necessidade de preservação ambiental. A condução das ações ficará a cargo dos graduados da Seção de Educação Ambiental e dentre as estratégias estão o patrulhamento em rios e lagos, bloqueios em rodovias e estradas vicinais que dão acesso aos pontos de pesca predatória, buscas por armas e munições e aumento de efetivo em dias e horários com maior probabilidade de incidência de crimes.

A equipe utiliza, ainda, de materiais audiovisuais para chamar a atenção dos turistas. Animais empalhados e filmes, por exemplo, são utilizados nos estands com o intuito de sensibilizar o público para a preservação do meio ambiente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here