Lançamento do Fica 2016, na Cidade de Goiás

0
2015

Daniela Martins – bazar@tribunadoplanalto.com.br

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), lançam a edição 2016 do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) nessa terça-feira, 26, às 10h, no Palácio Conde dos Arcos, na Cidade de Goiás. Na ocasião, será divulgada toda a programação do festival, que será realizado entre 16 e 21 de agosto.

Na Mostra Competitiva, o festival apresenta 22 produções com temática ambiental, sendo 12 estrangeiras e 10 brasileiras. A participação internacional fica por conta de produções da França, Áustria, Alemanha, Bélgica, Índia, Irã e México. Entre os brasileiros, quatro filmes são goianos. Além de Goiás, participam filmes dos estados do Maranhão, Paraná, Pernambuco, Ceará e São Paulo. A mostra Fica Animado traz 12 curtas de animação na programação destinada ao público infantil.

Pelo segundo ano consecutivo, a Orquestra Filarmônica de Goiás fará o encerramento do festival, se apresentando no domingo, 21 de agosto. Na programação musical, o festival traz 14 shows, 10 de música popular e quatro de música clássica. O Fica 2016, que chega à sua18ª edição, é ilustrado por uma tela do artista goiano Rodrigo Godá.


16ª Goiânia Mostra Curtas, última semana de inscrições
Termina dia 28 de junho o prazo de inscrição para a 16ª Goiânia Mostra Curtas, um dos mais expressivos festivais brasileiros de filmes de curta-metragem, que será realizado em outubro, no Teatro Goiânia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.goianiamostracurtas.com.br. São aceitas produções de até 25 minutos, realizadas em 2015 e 2016

O festival é constituído por seis mostras, oficinas, seminários, debates, encontros, lançamento literário e exibições em praça pública. Em 15 anos, mais de 1.600 filmes já foram exibidos para mais de 240 mil espectadores. Nesta edição, o festival vai programar curtas de ficção, documentário, experimental e animação, que possuam cópia em formato digital.

Artesanato de Goiás faz sucesso pelo Brasil
Pelo segundo ano consecutivo, Goiás está entre os estados que mais comercializaram peças de artesanato na maior feira de artesanato da América Latina, a Fenearte, realizada este mês em Pernambuco. Goiás repetiu o feito do último ano e ficou em 4º lugar no ranking de vendas entre as 27 unidades da federação. O Estado campeão de vendas foi o Piauí, seguido por Alagoas e Minas Gerais.

A próxima feira nacional em que o Programa do Artesanato Goiano estará presente será o Salão “Brasil Original”, agendado para os dias 20 a 23 de outubro, em São Paulo. Para esta feira, a Superintendência de Micro e Pequenas Empresas da Secretaria de Desenvolvimento (SED) lançará um edital de participação na segunda semana de agosto.

Inscrições abertas para o Coletivo Coca-Cola
O Coletivo, plataforma de valor compartilhado da Coca-Cola, está com inscrições abertas, até o próximo dia 5, para a preparação dos jovens e encaminhamento para o processo seletivo no Sistema Coca-Cola e na rede de empresas parceiras. As aulas começam dia 8 de agosto.

O Coletivo capacita jovens entre 15 e 25 anos, que concluíram ou estão cursando o ensino médio, para cursos de desenvolvimentos. O programa trabalha com encaminhamento dos jovens para processos seletivos de grandes redes e também para o Sistema Coca-Cola Brasil.

Informações nas unidades do Coletivo: em Goânia, no Setor Madre Germana II (Coletivo Sete – 3258-9298) e no Jardim Nova Esperança (Coletivo Osceia – 3297-4240). Em Aparecida de Goiânia, no Colina Azul (Coletivo Projeto Crescer – 3248-5919). Em Trindade, no Jardim Marista (Coletivo Oscafis – 3211-1413).

Palestra no Sesc Centro ensina
“Como manter os olhos saudáveis”
O Sesc Centro realiza, dia 27, às 19h, um encontro com o tema: “Como manter os olhos saudáveis?”, com o palestrante Wirley Alves Júnior, médico residente em oftalmologia.

Hoje, o uso constante de computadores, laptops, smartphones, tablets e televisão faz com que nossos olhos fiquem focados na mesma distância por muito tempo, o que causa fadiga ocular, dores de cabeça, nas costas e no pescoço, ao fim do dia. A palestra é gratuita. Inscrições no site do Sesc Goiás ou pelo fone 3933-1723.

Gêmeos goianos disputam Campeonato Panamericano de Xadrez
Os gêmeos goianos Yago e Victor Labussiere, de 12 anos, são estudantes do 7º ano do Centro Educacional Omni e há cinco dividem a paixão pelo xadrez. De 24 a 30 de julho, os dois participam do Panamericano, em Montevidéu, no Uruguai, onde vão concorrer com competidores de todas as Américas em sua categoria.

Projeto Brincar no Bouganville
A organização De Umbiguinho a Umbigão realiza, gratuitamente, até o dia 30, das 14 às 17h, no shopping Bougainville, o projeto Brincar como Antigamente. Voltado para crianças de 4 a 10 anos, a iniciativa visa oferecer momentos do “verdadeiro brincar”, com atividades pouco conhecidas para essa nova geração. Os monitores interagem com brincadeiras como corrida com ovo na colher, corrida no saco, pique esconde, amarelinha e “barra manteiga”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here