Preservação ambiental

0
2467

Estamos no mês de férias escolares e julho é considerado o mês da praia dos goianos. Milhares de pessoas passam férias no Rio Araguaia todos os anos e o local tornou-se ponto de encontro para pessoas de todas as idades.

Além dos goianos, o Rio Araguaia recebe turistas do Brasil inteiro. Suas margens se transformam em praias e abrigam centenas e centenas de acampamentos.

O local é bonito, gostoso, acolhedor e inspirador. Mas a constante presença do homem tem provocado a degradação ambiental do Rio Araguaia que já está bastante ameaçado até de secar nas próximas décadas. Por isso, é importante que o turista colabore com a preservação do ambiente e ajude as autoridades a coibirem os abusos contra a natureza.

Desde o início do mês de julho a Secretaria das Cidades, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Infraestrutura e Assuntos Metropolitanos (Secima) realiza a Operação Araguaia 2016, em parceria com equipes do Batalhão Ambiental da Polícia Militar.

Além de conferir proteção à fauna aquática e terrestre ao coibir a caça, pesca, transporte e comércio ilegal de animais e do uso de equipamentos predatórios, as equipes também têm um enfoque especial no combate ao desmatamento e à extração ilegal de areia.

São realizadas blitzen terrestres e aquáticas. Equipes estão nos postos durante toda a temporada para fiscalizar e autuar a captura, o armazenamento, o transporte e o comércio irregular e predatório principalmente após a renovação da Lei da Cota Zero para transporte de peixes.

Mas o objetivo maior é sempre o de sensibilizar os turistas, moradores locais e ribeirinhos quanto à importância de evitar a degradação dos rios, flora e fauna, principalmente nesse período do ano em que milhares de pessoas vão para a região desfrutar das praias e da beleza local.

As ações das autoridades ambientais do Estado são importantes e têm sido efetivas e responsáveis pela preservação dessa maravilha que Deus deu a Goiás. Mas a preservação ambiental é uma questão de consciência e cada um pode fazer a sua parte, a seu modo. Participe, colabore, ajude a manter vivo o que a natureza nos deu de melhor. Não se omita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here