A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Wanesa Zavareze Sechim, recebeu a imprensa na manhã desta segunda-feira, 1° de agosto, para falar sobre o início das aulas e do seu plano de trabalho para o segundo semestre letivo.
Wanessa assumiu a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) no dia 27 de junho e, nesses 30 dias, reuniu-se com a equipe técnica da Educação: superintendentes, assessores, diretores e gerentes e com os responsáveis pelas Diretorias Regionais de Educação para ouvi-los e conhecer as ações que cada departamento realiza.
Além de conversar com os educadores, Wanessa fez um estudo dos indicadores educacionais do Tocantins, e constatou que os índices de aprendizagem estão baixos e que a taxa de abandono no ensino médio atingiu 8,8% em 2014.
“Não estamos satisfeitos com os resultados que encontramos, queremos compreender as causas e elaborar, de forma coletiva, ações e projetos para melhorar o ensino e a aprendizagem. Se necessário for, estabeleceremos parcerias para retomar programas que possam reverter essa situação. O governador já autorizou a retomada do Programa Escola Autônoma de Gestão Compartilhada, formamos um grupo de trabalho que está discutindo o assunto”, explicou.
A secretária Wanessa reforçou o compromisso com o aluno e ressaltou o objetivo desta gestão. “Garantir uma educação de qualidade para todos – por meio de acesso, atendimento, permanência e aprendizagem”, explicou.  Ela frisou a importância do professor. “Ele é o principal elo desse processo de ensino e aprendizagem. O professor é quem está próximo ao aluno. Precisamos criar meios para valorizar, oferecer formação continuada e proporcionar apoio na sua prática na sala de aula”, acrescentou.
Neste segundo semestre, a secretária Wanessa continuará com o diálogo, ouvindo os educadores e traçando estratégias e ações. Serão realizadas reuniões em todas as Diretorias Regionais de Educação.
“Nesse período na Seduc, também temos o que comemorar, estamos buscando parcerias importantes, revisando o Planejamento Estratégico da pasta, procurando harmonizar as ações de todos os setores da Secretaria para que o trabalho alcance os resultados esperados, estamos estudando formas de valorizar o professor e melhorar a qualidade da educação no Tocantins”, esclareceu a secretária. (Do Site Agora-TO)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here