Educação Municipal inicia segundo semestre

0
2117
Alunos são recebidos para a continuidade do ano letivo

Com o fim das férias, 360 unidades educacionais da Prefeitura de Goiânia retornam às atividades para o segundo semestre letivo

Roseneide Ramalho

Após o período de férias, cerca de 130 mil alunos da rede municipal em Goiânia voltaram às aulas na última terça-feira, 02. Para a continuidade do ano, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) programa uma série de ações para colaborar para o trabalho pedagógico desenvolvido nas 360 instituições educacionais. O calendário escolar prevê 93 dias letivos para o segundo semestre com aulas até o dia 21 de dezembro.
Estão previstas iniciativas como Coral Vozes em Canto, Arte em Movimento, Educação Ambiental nas Escolas e CineEscola, além da continuidade dos Jogos Educacionais com modalidades como voleibol, handebol, futsal, basquete e queimada. Para a Secretária de Educação e Esporte, Neyde Aparecida, os projetos incentivam a qualidade da prática pedagógica e possibilitam aos educandos o desenvolvimento de atitudes e pensamento crítico.
Os encontros para formação e eventos comemorativos de profissionais da Educação também são destaque no segundo semestre. O calendário prevê ações como V Simpósio da EAJA, em agosto; II Encontro dos Profissionais do Ciclo, Semana da Educação da Paz, em setembro; VI Simpósio de Educação e Tecnologia, Dia do Professor, IV Ação Cuidando do Educador de Forma Intersetorial e VI Sarau Itinerante Saúde Integral e Qualidade de Vida, em outubro; Encontro de Educação Ambiental, em novembro e, em dezembro, a Cantata de Natal.
Ao abrir oficialmente o semestre com visitas na Escola Municipal João Alves de Queiroz e no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Domiciano de Faria, no Residencial Eli Forte, a secretária Neyde Aparecida falou aos alunos e enalteceu o compromisso de todos os profissionais que atuam na rede municipal. “Desejo a todos um bom retorno à sala de aula e posso dizer que cada professor e funcionário administrativo estão aqui para fazer o melhor para vocês”.

Ônibus
A partir deste semestre 35 novos ônibus circulam no transporte escolar oferecido pela SME. A frota possui itens de acessibilidade, letreiros luminosos frontais e laterais que facilitam a identificação das rotas e todos os acentos possuem entradas USB. “Todos os veículos são acessíveis e seis deles possuem dois lugares para cadeirantes. Disponibilizamos também motoristas e monitores”, acrescenta o diretor da empresa contratada para executar o serviço, Márcio Campos Palmerston. Diariamente, são transportados cerca de 1500 alunos em 19 rotas.

Frota de ônibus do transporte escolar foi renovada para o segundo semestre
Frota de ônibus do transporte escolar foi renovada para o segundo semestre

Para a secretária Neyde Aparecida os novos ônibus são parte da luta constante para levar mais comodidade às crianças. “Onde não temos escolas nas proximidades, nós transportamos as crianças e também transportamos crianças da zona rural do município de Goiânia. É uma forma de contribuir para que esta criança possa chegar com maior disposição e segurança às nossas instituições”, avaliou.

Pipa Sem Cerol

Volta às aulas marcou o encerramento da Campanha Pipa Sem Cerol
Volta às aulas marcou o encerramento da Campanha Pipa Sem Cerol

A pipa, brincadeira que toma conta das ruas durante o período de férias, foi o tema da volta às aulas na Prefeitura de Goiânia. A secretária Neyde Aparecida e o comandante da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Elton Magalhães, encerram a campanha Pipa Sem Cerol, iniciada em junho pela Guarda Civil Metropolitana e parceiros. Cerca de 300 alunos participaram das atividades do evento de encerramento da Campanha. “Foi um trabalho intenso para proteger vidas. Em 2016, tivemos o melhor ano de campanha, com apenas 89 denúncias registradas e nenhuma vítima fatal em acidentes”, avaliou o comandante da GCM, Elton Magalhães.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here