Governo oferta ponto de descanso para romeiros do Senhor do Bonfim

0
3265
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Assistência Social (Setas), oferecerá suporte e apoio aos milhares de romeiros na maior festa do Senhor do Bonfim do Tocantins. Assim como em outros anos, a Setas terá um espaço perto do Santuário para os devotos, famílias e grupos de romeiros.  A abertura da romaria e o início da novena acontecerão neste sábado, 6, e terminarão dia 16, véspera do ponto alto da festa, o Dia do Senhor do Bonfim, 17, no qual se realiza a tradicional Missa dos Romeiros.
A festa do Senhor do Bonfim do Tocantins será marcado pela fé e pela devoção de milhares de romeiros de várias regiões do país e do Estado que participarão da peregrinação para o povoado, que fica a 24 km de Natividade, na região sudeste do Estado.
O ponto de apoio da Setas fica a 12 km do Santuário e oferece água, suporte de apoio para descanso e atendimento de saúde, segundo explica a superintendente de Assistência Social da Setas, Rosana Trindade. “Eles chegam cansados em busca de um compromisso de fé e nossa equipe da Setas disponibiliza apoio e assistência. É importante esse apoio do Governo porque percebemos a necessidade de atender osfiéis. Devido à caminhada, os romeiros vêm com algum tipo de ferimento nos pés e estaremos fazendo curativos para quem precisar”, relatou.
História
A Romaria do Povoado do Senhor do Bonfim teve origem com o surgimento de Natividade, já com 279 anos. A primeira igreja foi construída no povoado em 1750, depois que um vaqueiro encontrou uma imagem do santo em cima de um toco de árvore. Como o festejo foi crescendo, em 1941, um templo maior foi construído: o Santuário do Senhor do Bonfim.
A festa do Bonfim, que acontece na primeira semana de agosto, conta com peregrinos de várias partes do Estado e de outras localidades do País, que vêm professar sua fé no pequeno povoado localizado a 22 km da cidade de Natividade.
Peregrinos
Durante a romaria, é comum a presença de fiéis nas estradas, em pequenos grupos. Muitos vêm caminhando de longas distâncias, pagando promessas por graças recebidas. A previsão é de que, neste ano, o povoado receba 90 mil romeiros de vários lugares do Brasil durante os 12 dias de festa.(Do Site Agora-TO)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here