Clima de Olimpíadas contagia escolas

0
2049
Escola da Vila Finsocial foi a primeira a receber o símbolo olímpico

Réplica da Tocha Olímpica é recebida com festa por escolas e escolinhas de iniciação esportiva

Daniela Rezende

Com o objetivo de levar o maior evento esportivo do mundo para dentro das escolas de todo o país, alunos de diferentes estados recebem em suas escolas uma réplica da Tocha Olímpica. Em Goiânia, a primeira unidade educacional a receber com muito entusiasmo o símbolo, foi a Escola Municipal Joel Marcelino de Oliveira, na Vila Finsocial, no último dia 10.
A ação representa uma das atividades do Programa Transforma Educação, estruturado pelo Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016. O Programa visa também oportunidades para que alunos vivenciem os valores olímpicos e paraolímpicos, bem como para que entrem em contato com os jogos e novos esportes.
“Esse símbolo das Olimpíadas representa a luta e a vontade de superar limites, levantando pesos, fazendo saltos e praticando os mais variados esportes. A passagem da tocha nas escolas só tem a beneficiar os alunos, que aprendem mais, além do trabalho desenvolvido pelos professores”, ressaltou a secretária de Educação e Esporte de Goiânia, Neyde Aparecida.
Com cronograma de visitas que segue até dia 17 de agosto, a Tocha passará por 27 escolas e três escolinhas de iniciação esportiva da Prefeitura de Goiânia, que desenvolveram, dentro do Programa, projetos de aprendizagem pedagógica sobre os Jogos Olímpicos.
Professora de Educação Física da instituição há quatro anos, Elizabeth Benites ficou muito satisfeita com o fato de ser a primeira escola a receber a réplica. “Ficamos muito felizes, pois o momento e serve para enriquecer a prática da Educação Física dentro da escola e os alunos aprendem mais”, afirma.

Réplica passa por 27 escolas e três escolinhas de iniciação esportiva
Réplica passa por 27 escolas e três escolinhas de iniciação esportiva

Benites explica ainda que o trabalho com as Olimpíadas na instituição é interdisciplinar. “Todas os educadores estão abordando a temática na sala e a minha disciplina entra mais com a parte prática. Já vivenciamos atletismo, voleibol, handebol, tênis de mesa, basquete e futebol”, acrescenta.
A diretora da escola, Maria Divina da Cruz Viana, elogiou o trabalho desenvolvido pelos profissionais da unidade educacional. “Todos estão de parabéns, com destaque para o papel do professor de Educação Física, que é um grande incentivador do esporte. Dessa pequena atividade é que podemos incentivar a prática esportiva, e muito vai nos orgulhar se daqui sair algum atleta”, ressalta.
Aluna do quinto ano, Lana Ferreiras Gomes, 10 anos, está entre os educandos que acompanharam a visita da réplica na escola e a passagem da Tocha por Goiânia. “As Olimpíadas tem um significado muito especial. É a representação da união de todos os países e temos a oportunidade conhecer muitos outros esportes”, comenta.


Iniciação esportiva oferece vagas

Em clima de Olimpíadas, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) já abriu suas atividades de iniciação esportiva para o segundo semestre em nove polos espalhados pala Capital. Cerca de 800 pessoas da comunidade são atendidas nas turmas, que ainda contam com vagas disponíveis, em algumas modalidades coletivas e individuais, nos turnos matutino e vespertino.
Para crianças e jovens, com idade entre 8 e 17 anos, a iniciação esportiva oferece natação, futsal, futebol de campo, futebol recreativo, ginástica, artes marciais e tênis de mesa. Conforme disponibilidade de vagas, adultos podem frequentar aulas de hidroginástica, atletismo, alongamento, circuito funcional, pilates, ginástica aeróbica e localizada. O trabalho é coordenado pela Gerência de Iniciação Esportiva, Esporte Educacional e Rendimento da SME.


    Locais    Modalidades
Clube do Povo (Setor Alto do Vale)    Hidroginástica e Natação
Centro Esportivo Morada Nova    Pilates e Circuito Funcional
Eseffego (Vila Nova)    Atletismo
Centro Promocional da Vila Redenção    Futebol de Campo
Centro Esportivo do Setor Pedro Ludovico    Atletismo
Praça da Juventude (Jardim das Aroeiras)    Futsal
Centro Esportivo do Jardim Guanabara II    Artes Marciais
Clube do Sindigoiânia (Parque Amazonas)    Hidroginástica e Natação
Unidade de Saúde (UASS) do Setor Leste Universitário    Ginástica aeróbica e localizada,     alongamento

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here