Bolsa Universitária tem novos parceiros

0
1224
Bolsistas já podem cumprir as horas de contrapartida em 2.536 intituições parceiras da OVG

Organização das Voluntárias de Goiás firmou parcerias com 24 novos órgãos onde os estudantes poderão cumprir as horas de contrapartida

O Programa Bolsa Universitária (PBU) da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) comemora a parceria realizada recentemente com 24 novos órgãos, onde os estudantes poderão cumprir as horas de contrapartida exigidas pelo programa para o recebimento do benefício. Agora, o PBU já soma 2.536 instituições parceiras, sendo que muitas delas são escolas da Rede Pública Estadual ensino.
O programa também possui parcerias com órgãos do setor judiciário,  instituições vinculadas às áreas da saúde e social, o que amplia a possibilidade de escolha dos estudantes e reforça o conhecimento, tanto em sua área de formação como em ações de caráter humanitário. Um exemplo das novas parcerias que pode ser citado é a Defensoria Pública da União (DPU). O programa ainda possui parcerias com o Crer, Hugol, Tribunal de Justiça de Goiás, Tribunal Regional Eleitoral, alguns projetos da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Associação Pestalozzi, entre outros.
“São lugares muito interessantes onde o aluno pode cumprir as atividades exigidas pelo programa, conhecendo pessoas, se aprimorando e agregando cada vez mais valor à sua formação”, observa a diretora do PBU, Kelen Belucci.
Ela orienta os bolsistas a procurarem os órgãos parceiros o quanto antes para dar início ao cumprimento das horas de contrapartida, já que o comprovante deve ser apresentado mensalmente à OVG. De acordo com Belucci, também é importante que o bolsista, no momento da escolha do órgão, opte por uma instituição relacionada à sua área de formação.
A contrapartida é a atividade que o bolsista obrigatoriamente cumpre, em instituições cadastradas no Programa Bolsa Universitária. Ao longo do semestre, o estudante tem que completar a carga horária mínima de 96 horas, e máxima de 400 horas, de acordo com o valor do benefício recebido.
O bolsista pode realizar suas atividades de contrapartida de duas formas. Ele pode optar pelo cumprimento da carga horária escolhendo um órgão cadastrado. O endereço eletrônico da OVG traz todas as opções disponíveis.
O estudante também pode optar por um dos combos oferecidos pelo programa. Os combos são conjuntos de atividades desenvolvidas para os bolsistas que têm dificuldades em cumprir todas as horas de contrapartida presenciais em um único local. A diretora do programa ressalta que na opção combo o aluno terá a possibilidade de fazer, gratuitamente, diversos cursos oferecidos pelas instituições parceiras. As capacitações vão desde Matemática Básica e Informática até Legislação Trabalhista, entre muitos outros.
As duas opções – órgãos parceiros ou combos – podem ser acessadas pelo estudante na página oficial da OVG na internet. Ele deverá clicar no link Portal Bolsa Universitária e, em seguida, no link Contrapartida. Nesse local o bolsista terá acesso a todas as informações necessárias para dar início ao cumprimento da carga horária exigida.
São dispensados de cumprimento da contrapartida os beneficiários com doença crônica impeditiva do exercício de atividades habituais, portadores de necessidades especiais, idosos, ou seus cuidadores, bem como os que estiverem em gozo de licença médica, por doença ou acidente devidamente comprovados por atestado médico particular ou perícia ou documento hábil do INSS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here