Maguito mostra avanços em Aparecida de Goiânia

0
991
Prefeito Maguito Vilela recebe em seu gabinete jornalistas dos veículos de comunicação e faz um balanço da sua gestão

Em tom de despedida, prefeito diz que a cidade está transformada pelos canteiros de obras espalhados por todas as regiões

Yago Sales

Um prefeito entusiasmado. Assim pode ser definido Maguito Vilela (PMDB), que desde 2009 está à frente de Aparecida de Goiânia, segunda maior cidade de Goiás e com população superior a 500 mil habitantes, mais que algumas capitais brasileiras. Com o auxílio de secretários, na quarta-feira, 24, o ex-governador e ex-senador apresentou a jornalistas, em um passeio de ônibus pela cidade, as principais obras em execução nos quatro cantos da cidade.
Em tom de despedida, já que deixa o cargo em dezembro e não pode se candidatar por já ter sido reeleito, Maguito não economizou voz. Ele apresentou uma cidade com economia pujante, apesar da crise econômica que assola o país, destacando que o município conseguiu superar o estigma de cidade-dormitório, se tornando atrativa para a indústria, comércio e serviços, se tornando forte geradora de emprego.
E os números atestam o otimismo: segundo a Federação das Indústrias do Estado de Goiás, Aparecida de Goiânia concentra 10% do total de indústrias em Goiás e, de acordo com a Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego de 2014, o município passou a concentrar 2.218 indústrias. São quase 31 mil empregos diretos, principalmente indústrias leves, que abarcam segmentos como alimentação, bebidas, químicos, têxtil e acessórios, madeira e mobiliário, além da metalurgia.
À imprensa, Maguito mostrou o progresso de uma Aparecida rasgada por vias asfaltadas, com algumas ciclovias e ciclofaixas, bem sinalizada e bem iluminada. Em várias locais, prédios alcançam o céu em regiões antes isoladas por córregos. Graças a parcerias público-privadas, além de edificações feitas pelo próprio poder público, os moradores podem desfrutar de praças bem construídas, cuidadosamente ajardinadas.
Em meio ao café da manhã oferecido à imprensa, assessores e equipe de gestores, o prefeito, antes de embarcar no ônibus e percorrer em cerca de três horas todas as regiões de Aparecida, citou algumas obras que ora já tinham sido inauguradas, outras prestes a serem entregues à sociedade.
As explicações técnicas durante todo o trajeto foram prestadas pela secretária de Projetos e Captação de Recursos, Valéria Pettersen, auxiliada pelo próprio Maguito Vilela e pelos secretários Euler de Morais (Governo), Carlos Eduardo de Paula Rodrigues (Fazenda), Ozeias Laurentino Júnior (Comunicação) e Ralph Vicente (Indústria e Comércio). O trajeto demonstrou uma cidade em franco desenvolvimento. No roteiro, 41 obras foram apresentadas. O prefeito e o grupo que o acompanhava desceram em algumas das mais importantes obras.

Maguito mostra aos jornalistas a sala de máquinas do Hospital Municipal
Maguito mostra aos jornalistas a sala de máquinas do Hospital Municipal

De perto ou de longe, o prefeito Maguito Vilela não se esquecia nem mesmo de uma faixa de pedestre pintada em sua gestão. “Ali será a Universidade Federal de Goiás”, dizia, orgulhoso, apontando ao horizonte, lembrando que a cidade conta com Instituto Federal e Universidade Estadual de Goiás. Obras que vão atender a sociedade em várias demandas, como infraestrutura, mobilidade urbana – ciclofaixas, inclusive, em várias avenidas –, educação e saúde foram apresentadas em todo o percurso.

Prestação de contas
Em ritmo de prestação de contas, Maguito Vilela fez questão de destacar a importância do trabalho da imprensa como meio de informação da sociedade. “A imprensa é nosso elo com o povo e conhecer o município é fundamental para levar a notícia à sociedade de forma coerente”, lembrou.
“Aqui é a cereja do bolo”, disse aos jornalistas. Os operários se preparavam para o almoço quando o prefeito entrou a área do Hospital Municipal, com 75% das obras concluídas. A maior obra do gênero, segundo ele, em andamento em Goiás. O prefeito ouviu do engenheiro que em dezembro entrega o empreendimento, com a presença do presidente da República.

Dentro de ônibus, o prefeito comanda o tour pelas obras em Aparecida
Dentro de ônibus, o prefeito comanda o tour pelas obras em Aparecida

Acompanhados pelo engenheiro chefe Guilhermino Morais, o prefeito, sua equipe e jornalistas entraram no interior do empreendimento.
O prédio é composto por seis blocos, que incluem pediatria, geriatria, dois para clínica médica e dois para pós-cirurgia. Serão 220 leitos, sendo 90 leitos clínicos, 60 leitos cirúrgicos, 20 leitos pediátricos, 30 leitos de UTIs, 10 leitos de recuperação anestésica e 10 leitos de reanimação e observação. A obra está orçada em R$ 63,89 milhões.
A caravana visitou ainda os Eixos Estruturantes Norte-Sul 01 e 05, além de Centros Municipais de Educação Infantil, Parques Municipais e o Aeroporto Executivo. O city tour terminou no Restaurante Popular, no Jardim Tropical. Por dois reais, arroz, feijão, frango frito, tomate cortado em rodelas e alface. E suco de goiaba.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here