A passagem do Rally Internacional dos Sertões pelo Tocantins, entre os dias 8 e 10 de setembro, será marcada por uma série de ações voltadas para a promoção da cidadania. São atividades nas áreas de saúde, ação social, segurança e meio ambiente, que vão compor a programação desta que é uma das maiores provas off-road do mundo.
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, levará aos municípios de Mateiros, Ponte Alta do Tocantins e Palmas – cidades que compõem o roteiro da prova – serviços como a verificação de sinais vitais (pressão arterial e temperatura); teste rápido de glicemia; pequenos curativos; entrega de preservativos; e divulgação de fôlderes educativos na área da Saúde. Em Mateiros e Ponte Alta, ainda estão previstas, por meio de parceira da Saúde com o Projeto S.A.S. Brasil, a oferta de 100 consultas com ginecologista (colposcopia e CAF) e 100 consultas com oftlamologista para crianças.
Também, será ofertado curso de Suporte Básico e Avançado de Vida; além da triagem de casos de câncer de pele.
Para a edição 2016, a Dunas Race, empresa realizadora da competição, já anunciou que serão disponibilizados quatro consultórios em uma carreta, com 16 profissionais trabalhando, entre os quais, oito médicos, que ofertarão atendimento, incluindo a realização de  cirurgias de câncer de colo de útero e de pele.
O Governo do Estado também estará presente por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Assistência Social (Setas), nos municípios de Mateiros, no dia 8; Ponte Alta e Natividade, ambos no dia 9; levando serviços como o cadastro do Cartão do Idoso e os cursos do Projeto Apoiando e Acreditando nas Famílias do Estado do Tocantins (Aafeto). Os Centros de Referência de Assistência Social dos municípios estão mobilizando a população idosa para que participe e faça o cadastro para adquirir o Cartão do Idoso. Já as pessoas que desejarem participar dos cursos que serão ofertados pelo Projeto Aafeto, basta comparecerem aos locais em que as equipes estarão ministrando as oficinas nos dias especificados. Os detalhes relacionados aos cursos, aos locais e aos horários estão sendo definidos pela secretaria.
Meio Ambiente
Outra importante ação do Governo no período será direcionada à preservação do meio ambiente. Equipes de fiscalização do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) estarão atuando nas Unidades de Conservação (UCs) para evitar que a passagem dos veículos cause danos à vegetação e às dunas – um dos principais atrativos turísticos do Tocantins. Por sua vez, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o Estado realizará a coleta do óleo utilizado pelos carros, evitando possíveis prejuízos ao meio ambiente. Ainda por meio da Semarh, será realizado um trabalho de proteção de duas nascentes de rios localizadas no percurso por onde o Rally deve passar, assim como a revitalização de um córrego.
Segurança
Como parte do apoio institucional do Governo para a realização do Rally Internacional dos Sertões no Tocantins,  a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) mobilizarão equipes para ações voltadas à segurança ao longo da prova. Ao Detran, caberá a fiscalização e o controle do fluxo de veículos em Mateiros, Ponte Alta e Palmas. A Polícia Militar disponibilizará efetivo administrativo e operacional em ações de policiamento ostensivo, de caráter preventivo e/ou repressivo, com o objetivo de prevenir e coibir infrações, proteger o patrimônio e garantir a segurança aos participantes do evento nos três municípios.
O Corpo de Bombeiros, por sua vez, estará no Jalapão entre os dias 7 e 10 de setembro, com uma equipe de busca, salvamento e prevenção. Serão quatro bombeiros militares em uma viatura equipada para a operação. Em Palmas, no dia 10, equipes de prevenção estarão com duas viaturas exclusivas para o evento, além do serviço ordinário.
Palmas
A capital do Tocantins foi a cidade escolhida para receber os competidores ao final da prova. Aqui, também será realizada a cerimônia de premiação e a festa de encerramento do Rally dos Sertões. Como parte da estrutura no local do evento, que acontecerá na Praia da Graciosa, o Governo do Tocantins montará uma estrutura que vai reunir diversos setores da administração. Os estandes serão espaços de divulgação das ações institucionais, assim como espaço para promover atividades de educação.
Polícia Militar; Naturatins; Semarh; Setas; Saúde; Educação, Juventude e Esportes; e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência Tecnologia Turismo e Cultura (Seden) estarão presentes levando informações ao público do evento. Por meio de parceria firmada com a  Seden, estarão no estande representantes do Jeep Clube,  de uma empresa de aluguel de bike para passeio, assim como artesãos tocantinenses comercializando suas peças.
A prova
O Rally dos Sertões 2016 terá início no dia 3 de setembro, em Goiânia (GO), e chegará ao Tocantins no dia 8, quando entrará na cidade de Mateiros. De lá, segue para Ponte Alta do Tocantins, no dia 9, e encerra a prova na capital, Palmas, no dia 10. Ao todo, os competidores percorrerão 3.143 km. De acordo com a organização, a caravana é composta por 143 máquinas (carros, motos, quadriciclos e UTVs) e envolve mais de 2.500 pessoas. Ainda, todo o percurso será acompanhado pelas polícias rodoviárias estadual e federal. Nesta edição, 74% do trajeto, ou seja, 2.341 Km será cronometrado. Entre a saída, em Goiânia; e a chegada, em Palmas, as equipes também passarão por cidades do nordeste goiano e da Bahia. (Do Site Agora-TO)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here