O fator Maguito em Aparecida

0
2767

Sem dúvida nenhuma, o prefeito Maguito Vilela (PMDB), em Aparecida de Goiânia é o fator que movimenta o cenário político eleitoral da cidade. A força da gestão dele movimentou o candidato a prefeito Gustavo Mendanha (PMDB) para a liderança das pesquisas eleitorais. Uma gestão aprovada pode fazer o sucessor, sem dúvida. Mas, o cenário ainda está longe de uma definição.
A pesquisa Grupom/Rádio 730 (*) , em parceria de divulgação com o Diário de Goiás, para prefeito de Aparecida de Goiânia 2016, revelou um cenário de forte disputa entre os três únicos candidatos. Gustavo Mendanha (PMDB), candidato apoiado pelo prefeito Maguito Vilela (PMDB), lidera com uma diferença de 4,5 pontos percentuais em relação ao segundo colocado, Marlúcio Pereira (PSB).
O candidato do PMDB é o primeiro com 28% das intenções de voto na estimulada, quando são apresentados os nomes aos eleitores para que eles saibam quais são os candidatos. Marlúcio aparece com 23,5% e o professor Alcides Ribeiro (PSDB) é o terceiro com 20,2%.
Considerando a margem de erro da pesquisa (4,78%), os dois candidatos que estão à frente ainda têm uma margem de empate entre eles. No entanto, o candidato Gustavo Mendanha apresenta uma margem para, ainda, conquistar mais índices em virtude da rejeição que é menor. A pesquisa indica que o candidato do PMDB pode ter entre 23,7% e 32,3%  e o candidato do PSB entre 19,5% e 27,6%. Já o empresário Alcides pode ter entre 16,4% e 24% e que tem chances de um segundo turno contra Mendanha, mas vai ter que crescer para superar Marlúcio.
Os dados mostram, claramente, que Gustavo Mendanha está com um pé no segundo turno, e em processo de crescimento, se considerarmos as outras pesquisas eleitorais (Serpes; Paraná Pesquisas). A grande dúvida é: quem vai com ele para a disputa final: Alcides ou Marlúcio.
Há maior dificuldade para o candidato Marlúcio Pereira, sem dúvida, por causa do alto grau de rejeição que o candidato precisa administrar. Se a campanha inverte isso, ele pode pensar na participação no segundo turno. Marlúcio é veterano em disputas eleitorais em Aparecida de Goiânia e entende muito bem aquele eleitorado.
Curiosamente, em todas as pesquisas eleitorais, o candidato professor Alcides Ribeito mantém uma mesma faixa do percentual na estimulada. No entanto, falta a ele um salto para conseguir, primeiro, superar Marlúcio que é o candidato a ser batido (Claro, se quiser isso). Ocorre que os dois estão em partidos de uma mesma base política.
No entanto, falta a eles o que Gustavo Mendanha tem: Uma ampla base de partidos e, principalmente, Maguito Vilela e sua administração que tem uma boa avaliação por parte dos eleitores de Aparecida de Goiânia. Aliás, Mendanha tem o que muitos gostariam para enfrentar um eleição como essa no segundo maior colégio eleitoral do Estado.
(*) A pesquisa citada foi registrada na Justiça Eleitoral. O período de realização da coleta de dados: 03 a 06 de setembro de 2016. A margem de erro: 4,78%. O nível de confiança: 95,0%. O número de entrevistas: 421. Realização: Grupom Consultoria Empresarial Ltda – CNPJ: 01.096.445/0001-80. Contratante: Rádio Clube de Goiânia S/A – Rádio 730 – CNPJ: 01.540.202/0001-99. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o protocolo nº GO-00560/2016 de 02/09/2016.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here