Professores empenhados com a prática de exercícios

0
2276
O professor Wendel dá aulas de futebol e acredita no esporte como transformação social

Profissionais de Educação Física se sentem realizados em incentivar o gosto pelo esporte e promoção da qualidade de vida em Goiânia

Daniela Rezende

No dia de 1° de setembro é comemorado no Brasil o Dia do Profissional de Educação Física. A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) conta atualmente com cerca de 700 profissionais que atuam nas escolas, escolinhas de iniciação esportiva e centros municipais de Apoio à Inclusão (Cmais).
“É muito prazeroso e traz satisfação pessoal e profissional trabalhar com a iniciação esportiva. Eu trabalho em frente onde nasci, em frente a casa da minha mãe está o campo de futebol. Passei por lá como aluno, estagiário e agora sou professor. Me sinto realizado profissionalmente por ser algo que faço com muito prazer”, ressalta o professor de futebol de campo, do Centro Promocional da Vila Redenção, Wendel da Costa e Silva, que trabalha há quatro anos no local.
O professor integra o quadro de profissionais que atuam e incentivam o gosto pelo esporte e a promoção da qualidade de vida, em um dos nove polos de iniciação esportiva espalhados pela Capital. As ações da Prefeitura de Goiânia levam à prática desportiva há mais de 800 alunos, entre crianças, adolescentes e adultos, em modalidades coletivas e individuais.
“A iniciação esportiva em futebol aqui na Vila Redenção é voltada mais para a questão social e a inclusão do que para o alto rendimento, apesar de algumas crianças se destacarem e encaminharmos para times de futebol. Mas o principal é promover atividades para as crianças estarem envolvidas, já que um dos pilares que me move é acreditar no esporte como fator de transformação social, e isso me deixa feliz”, completa o professor.
Em outro polo da Capital, no Clube do Povo, a professora Érika Dias de Sousa, dá aulas de natação para 110 crianças e adolescentes, na faixa etária de 7 e 16 anos.
“Me sinto realizada em ver o resultado na aprendizagem e desenvolvimento dos educandos. Acredito no esporte e já vi muitas alunos apresentarem mudanças de atitudes e comportamento, deixando de ir para a rua e fazendo amizades mais saudáveis, o que contribui para a formação cidadã”, afirma a professora.
O trabalho das escolinhas é coordenado pela Gerência de Iniciação Esportiva, Esporte Educacional e Rendimento da SME.
“A iniciação esportiva também vem ocupar o tempo ocioso de crianças e adolescentes que ficam sem atividades, e é nesse período que podem cair em desvio, procurando o mundo das drogas e da violência. A escolinha trabalha a formação do indivíduo, além de prevenir uma série de doenças que podem vir com a obesidade e o sedentarismo”, explica Jair Marinho, gerente de Iniciação Esportiva, Esporte Educacional e Rendimento da SME.


Dia do Profissional de Educação Física

A data foi instituída pela Lei Federal nº 9696, em 01 de setembro de 1998, que regulamentou a Profissão de Educação Física e criou os conselhos federais e regionais de Educação Física. Os profissionais que trabalham na rede municipal de Goiânia desenvolvem suas atividades relacionadas à prática de exercícios físicos, incluindo dança, esportes, lutas, cultura corporal, jogos e outros conteúdos.
Natação, futsal, futebol de campo, futebol recreativo, ginástica, artes marciais e tênis de mesa compõem as modalidades desenvolvidas pela iniciação esportiva, além de atividades frequentadas por adultos como hidroginástica, atletismo, alongamento, circuito funcional, pilates, ginástica aeróbica e localizada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here