Seduce implementa o Dia do Trânsito no calendário escolar

0
1598

O dia 22 de setembro de todos os anos passa a ser dedicado para a discussão do tema

Preocupados com a formação de futuros condutores e na busca pela mudança no trânsito, a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), instituiu o Dia Estadual do Trânsito na Escola no calendário escolar da rede. O dia 22 de setembro de todos os anos passa a ser dedicado a discussão do tema trânsito.

A cerimônia de assinatura da portaria foi realizada no Colégio Estadual Francisco Maria Dantas e contou com a participação do superintendente executivo da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, Marcos das Neves, do subsecretário regional metropolitano, Marcelo Oliveira, do presidente do Detran-GO, Manoel Xavier, e demais autoridades.

Goiás é um dos poucos Estados brasileiros a incluir a temática no calendário escolar pensando na educação como motor para a transformação do trânsito, que é a principal causa de morte acidental de crianças e adolescentes de zero a 14 anos no Brasil.

“A cultura do desrespeito às leis de trânsito é muito difícil de mudar. Por isso é na formação dos novos condutores que buscamos a mudança no trânsito. É investindo na conscientização dos pequenos que teremos um trânsito mais seguro e menos violento no futuro”, afirmou Marcelo Oliveira.

Marcos das Neves citou as crianças como potentes multiplicadores de bons hábitos. “O trânsito faz parte da realidade das crianças e do dia-a-dia delas fora da escola. É fundamental trazer uma discussão tão importante para dentro do ambiente escolar e fazer de cada aluno um agente transformador do comportamento dos pais”, complementou o superintendente.

O lançamento do Dia Estadual do Trânsito na Escola ocorre na Semana Nacional do Trânsito, que tem como slogan “Eu sou + 1 por um trânsito + seguro” e que conta com várias ações do Detran-GO. O presidente do órgão, Manoel Xavier Ferreira Filho, destacou a importância de parcerias na execução de ações em prol de um trânsito melhor. “Não fazemos nada sozinhos e com ajuda de parceiros como a Seduce podemos levar a mensagem para os futuros condutores. A escola é um ambiente fértil para mudarmos essa realidade. É caminhando juntos e trabalhando de forma coletiva que vamos diminuir a violência no trânsito”, afirmou.

FONTE: SEDUCE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here