Coordenadora do Nupemec fala sobre Mediação e solução de conflitos para concursados da Polícia Civil

0
1015
A turma de aprovados para delegado, perito e médico legista no último concurso da Secretaria de Segurança Pública participou de uma palestra sobre Prevenção, Mediação e Solução de Conflitos, ministrada pela juíza Umbelina Lopes Pereira, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Poder Judiciário tocantinense.
Segundo a juíza, “ao contemplar o curso com essa disciplina, a Secretaria de Segurança Pública demonstra preocupação em formar profissionais com a sensibilidade de ser um agente público de transformação social. Um profissional que deve se preocupar com a construção da paz social, com a resolução consensual dos conflitos, possibilitando que as próprias partes encontrem a solução para seus litígios e com isso harmonizem as relações sociais”.
Para a magistrada, a Polícia Civil está preocupada não apenas com a justiça penal retributiva, que é o modelo tradicional, “mas, também, com a justiça restaurativa, com a reeducação da pessoa que se envolve na prática de um crime, de ouvir a vítima e resolver efetivamente o conflito e não apenas punir”.
A coordenadora do Nupemec afirma que, a reprimenda deve ser aplicada, mas se ela não for aplicada de forma adequada o conflito não será resolvido e a criminalidade continuará ocorrendo. (Do Site Agora-TO)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here