Equipe técnica do TJTO auxilia TJDF na implantação de Sistema

0
984
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) recebeu a visita da equipe de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) para apresentar aoTribunal de Justiça do DF como ocorreu a implantação do Sistema Eletrônico de informações Integrado – SEI naquele órgão. O  TJDFT prepara-se para instalar o SEI a partir do dia 16 de novembro deste ano.
A exposição da equipe do TJTO foi feita pelo diretor de Tecnologia, Marco Aurélio Giralde,e Renê Dettenborn, analista judiciário responsável pelo SEI. Foi acompanhada, atentamente, pelos juízes assistentes da Presidência e da 1ª Vice-Presidência, Gilmar Soriano, Carlos Alberto Martins e Lizandro Garcia, além dos membros do Grupo Gestor, instituído no TJDFT, por meio daPortaria Conjunta nº 43, de 21/6/2016, como responsável pela implantação do Sistema no Tribunal.
A explanação revelou um Tribunal 100% eletrônico, tanto nos processosjudiciais como administrativos. Com essa realidade,o papel praticamente acabou as salas de trabalho são compostas por mesas e computadores, não há processos, não há armários.”O SEI é o futuro!”, destacaram durante a apresentação. Todas as comarcas do estado usam a ferramenta, que é flexível e otimizou os processos de trabalho.O diretor também destacou o e-Proc,outrosistema desenvolvido e cedido pelo TRF4, que possibilitou a efetivação do processo judicial eletrônico no TJTO. Ressaltou, ainda, que a implantação dos sistemas foram concomitantes e começaram em 2011.
Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o SEI foi cedido gratuitamente ao TJDFT, após adesão ao Acordo de Cooperação Técnica, firmado entre aquela Corte e o Conselho dos Tribunais de Justiça do Brasil, no dia 26 de julho, integrando o TJDFT aos outros 90 órgãos, que já utilizam o sistema com sucesso.O SEI é uma ferramenta de gestão de processos e documentos eletrônicos administrativos, que permite a assinatura digital e a tramitação de feitos, com uma interface simples e acessível.
No âmbito do TJDFT, a implantação do Sistema SEI está prevista no Plano de Administração do Biênio 2016-2018 e foi regulamentadapor meio daPortaria Conjunta nº 73, de 2 de setembro de 2016. Com a entrada do funcionamento do SEI, o Tribunalpretende diminuir o consumo de papel e outros gastos, além de dar mais agilidade à tramitação dos processos administrativos. (Do Site Agora-TO)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here