Escolas estaduais são homenageadas

0
3046
Os dados divulgados no mês passado pelo MEC mostram que a Subsecretaria Regional de Goiânia superou a nota estadual e também a nacional no Ensino Fundamental 1 e 2

Representantes das unidades escolares da Subsecretaria de Goiânia receberam certificados em reconhecimento ao esforço que possibilitou a melhoria das notas dos alunos

96% das escolas estaduais goianienses conquistaram nota igual ou superior à meta estipulada pelo Ministério da Educação (MEC) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2014/15. O bom desempenho alcançado foi comemorado pela Subsecretaria Regional de Goiânia. Os dados divulgados no mês passado pelo MEC mostram que a Subsecretaria Regional de Goiânia superou a nota estadual e também a nacional no Ensino Fundamental 1 e 2: a média do Brasil no Fundamental 1 foi 5.5; de Goiás, 6.1, e da Subsecretaria foi 6.3. Já no Fundamental 2 foi 4.5, 4.7 e 5.1, respectivamente.
Um evento para comemorar a marca aconteceu na noite do dia 28 de setembro no salão do Sesi Clube Antônio Ferreira Pacheco, reunindo diretores, secretários, coordenadores pedagógicos e professores das 123 escolas ligadas à Subsecretaria. Na ocasião, o subsecretário Marcelo Ferreira apresentou os números gerais obtidos e destacou que se trata da segunda regional goiana a alcançar o maior incremento na nota do Ideb.
Feliz com os resultados, a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, parabenizou os servidores pelo comprometimento com o ensino público.
“Quero creditar a cada um de vocês todo esse sucesso obtido. O reconhecimento é o mínimo diante do mérito de vocês, do empenho, da dedicação e do compromisso com o futuro dos alunos”, comentou Raquel.

Destaques
Marcelo chamou ao palco representantes das escolas de maior destaque. Cada uma recebeu o Certificado de Unidade Educacional de Sucesso, com a seguinte mensagem:
“A dedicação, motivação, visão, talento, diálogo e o trabalho em equipe possibilitaram as escolas atingirem resultados satisfatórios, garantindo oportunidades de futuro aos alunos e à comunidade, contribuindo para uma sociedade melhor e mais justa”.
De acordo com o subsecretário, o fato de ser a maior regional e, portanto, reunir os mais diversos perfis de escolas, não impediu a Subsecretaria de se destacar pela equidade.
“A avaliação que faço é a mais positiva possível. Goiás foi um dos únicos Estados no Brasil a alcançar a meta do MEC e a nossa regional contribuiu com 96% das escolas. As demais também estão caminhando atrás desse objetivo”, comentou.


Prorrogado prazo para concurso

A Controladoria Geral da União (CGU) decidiu prorrogar as inscrições ao 8º Concurso Nacional de Desenho e Redação até o dia 30 de outubro. O prazo anterior terminaria no dia 30 de setembro. A edição deste ano tem como tema “Um por Todos e Todos por um! Pela Ética e Cidadania”.
O concurso é direcionado aos alunos dos ensinos Fundamental e Médio de todas as escolas do país, sejam públicas ou privadas. A proposta da iniciativa é estimular o interesse dos alunos por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate desses temas nos ambientes educacionais.
Da mesma forma que o ano passado, nesta edição também haverá uma etapa específica em Goiás, promovida pela regional da CGU no Estado em parceria com o Ministério Público de Goiás (MP-GO), por meio do Centro de Apoio Operacional da Educação, e a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz). O regulamento estadual será o mesmo do concurso nacional.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.portalzinho.cgu.gov.br/concursos.

Categorias
Serão três as categorias premiadas: Desenho, Redação e Escola Cidadã. Na categoria Desenho, poderão participar alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, enquanto a categoria redação é aberta a estudantes do 6º ao 9º ano do Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, incluindo alunos matriculados na modalidade jovens e adultos (EJA).
Poderão concorrer na categoria Escola Cidadã os estabelecimentos das redes pública e privada que desenvolverem atividades de mobilização e prática pedagógica sobre o tema do concurso. O primeiro colocado de cada série (ano escolar) das categorias receberá como prêmio um equipamento eletrônico e um certificado de premiação e reconhecimento.
A entrega dos prêmios da etapa Goiás ocorrerá na semana do Dia Internacional de Combate à Corrupção, que será realizada em dezembro deste ano. Já a premiação nacional ainda terá a data divulgada, devendo ocorrer também em dezembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here