Pesquisas divergem em números de Iris e Vanderlan

0
2394

Três institutos divulgaram dados até aqui, em dois deles, Vanderlan está empatado com Iris Rezende, enquanto outro da vantagem de 10 pontos ao peemedebista

Marcione Barreira, repórter de política

Começou o duelo dos números entre Iris Rezende (PMDB) e Vanderlan Cardoso (PSB) na corrida pela prefeitura de Goiânia. Três institutos de pesquisa divulgaram estatísticas de votos nos dias posteriores a definição do segundo turno.  Neste momento, os números revelam divergências nos dados apresentados.
A primeira divulgação foi feita pelo instituto Veritá e foi realizada entre os dias 3 e 5 de outubro. Na pesquisa, os dois oponentes aparecem praticamente empatados dentro da margem de erro. A segundo divulgação foi realizada pelo Instituto Paraná Pesquisa. O levantamento compreende os dias 3 e 6 de outubro e apresenta Iris com 10 pontos de frente sobre Vanderlan.
O terceiro e mais recente dado foi revelado pelo Instituto Serpes, divulgado pelo Jornal O Popular do último domingo, dia 09. O levantamento foi realizado entre os dias 5 e 7 de outubro e tem um cenário de empate técnico entre os dois oponentes.
Vale ressaltar que a pesquisa que mais se aproximou do resultado final do primeiro turno divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral foi o levantamento da pesquisa Veritá. No geral, as sondagens não condisseram com a apuração final.
Institutos
O levantamento realizado pelo Veritá divulgado pelo portal A Redação, foi feito imediatamente após o resultado do primeiro turno. Foram ouvidos 1.054 eleitores e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
O peemedebista aparece com 43,5%, enquanto o candidato do PSB soma 40,4%. Considerando o percentual dos votos válidos, a diferença é de 3,8 pontos, já que Iris reúne 51,9% da preferência e Vanderlan tem 48,1%. Os candidatos estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro.
Já o levantamento do Instituto Paraná Pesquisa para o segundo turno em Goiânia, divulgado na última sexta-feira, dia 7, pela TV Record Goiás, mostra o candidato Iris Rezende à frente, com 55,4% das intenções de votos e Vanderlan Cardoso com 44,6%.
O cenário do instituto considera apenas os votos válidos, ou seja, exclui brancos e nulos. A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Na pesquisa Serpes/O Popular Iris e Vanderlan estão empatados dentro da margem de erro. Enquanto o peemedebista alcança 51,6% dos votos válidos, o ex-prefeito de Senador Canedo tem 48,4%.  A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, o que caracteriza empate técnico.
Conforme o instituto Paraná, no levantamento espontâneo, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, Iris Rezende chega a 43%, enquanto Vanderlan Cardoso soma 39,6%. Considerando votos válidos, o peemedebista tem 52,1% e Vanderlan, 47,9%.
Os votos brancos e nulos representam 7,4% do total de entrevistados. Eleitores que não souberam ou não responderam somaram 8,6%.
A pesquisa espontânea Serpes/O Popular revela que a diferença entre os dois é de 2%. Neste modelo onde os nomes não são apresentados Iris tem 39,7% e Vanderlan 37,6% de intenções de votos.
Na pesquisa espontânea da Veritá, Iris tem 36,5% e Vanderlan 38,2%. Nesta modalidade, os que não sabem somam 25,8% e os que não votarão em nenhum candidato são 9,5%.
Aos eleitores que não se mostraram indecisos, a pesquisa Veritá questionou ainda se existe a possibilidade de mudarem o voto até o próximo dia 30 de outubro. A essa pergunta, 76,2% responderam que a decisão é definitiva, enquanto 23,4% afirmaram que ainda podem mudar o voto.
O levantamento questionou ainda quem o eleitor acha que ganhará a disputa pela Prefeitura de Goiânia, independentemente de sua escolha pessoal. Para 52,1% dos entrevistados, Iris Rezende ganhará as eleições. Outros 31,8% acham que Vanderlan será o próximo prefeito e 16,1% não souberam responder.
No primeiro turno, entre os institutos de pesquisa que realizaram levantamento de intenções de votos na capital goiana, o Veritá foi o que mais se aproximou do número oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A pesquisa, realizada em todas as regiões da capital, foi registrada na Justiça Eleitoral (GO-00411/2016).
A pesquisa realizada pelo Instituto Serpes ouviu 601 eleitores em várias regiões de Goiânia. Contratada pelo grupo Jaime Câmara, a pesquisa está registrada com protocolo GO-06833-2016 e tem um nível de confiança de 95%.
O levantamento do Paraná Pesquisa atinge um grau de confiança de 95,0% De acordo com a Resolução-TSE nº. 23.453/2015, essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº GO- 08217/2016.


Instituto Serpes

Estimulada
Iris Rezende – 41,9%
Vanderlan – 39,3%
Não sabem – 8,2%
Nulo e brancos – 10,6%

Espontânea
Iris Rezende – 39,6%
Vanderlan – 37,6%

Instituto Paraná Pesquisa

Estimulada
Iris Rezende – 46,5%
Vanderlan – 37,4%
Não sabe – 4,5%
Nenhum – 11,6%

Espontânea
Iris Rezende – 36,5%
Vanderlan – 28,2%

Instituto Veritá

Estimulada
Iris Rezende – 43,5%
Vanderlan – 40,4%
Não sabe – 8,6%
Nulo – 7,4%

Espontânea
Iris Rezende – 43%
Vanderlan – 39,6%

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here