Conscientização na Ponta do Lápis

0
2487

Chegamos à fase de premiação da 12ª edição do Concurso Goiás na Ponta do Lápis, uma iniciativa da Tribuna do Planalto em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte. Este ano, por conta do tema adotado, “Histórias Reais de Combate ao Aedes”, a Secretaria Estadual de Saúde também entrou como parceira da iniciativa.
A Tribuna do Planalto fica imensamente feliz e os funcionários, ansiosos, torcendo e trabalhando para que esta edição alcance mais uma vez o sucesso dos anos anteriores. Sabemos da importância do estímulo como mola propulsora do conhecimento. Os estudantes, e todos nós o fomos, se dedicam mais quando são estimulados. E participar de um concurso é uma das melhores formas de testar nosso aprendizado, funcionando como espécie de termômetro para sabermos como estão nossos conhecimentos em relação aos demais estudantes.
O concurso este ano inovou. Não é mais um concurso apenas de redação, o que já seria muito importante, porque afinal todo nosso conhecimento é expresso e avaliado, formalmente, através da escrita.
O que era uma iniciativa de estímulo à leitura e à escrita por meio da produção de redações, agora envolve também produção de fotografias, vídeos e desenhos dos alunos com uma proposta ousada: o estudante relata histórias reais de combate ao mosquito transmissor de várias doenças, como dengue e chikungunia.
Com a criação de outras categorias, além das redações, o Goiás na Ponta do Lápis ampliou, assim, sua abrangência dentro da comunidade educacional. Este ano poderão participar não somente alunos do Ensino Médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA 1 e 2), da segunda fase do Ensino Fundamental, como também a primeira fase deste nível de ensino.
A escolha do tema do concurso foi de uma assertiva sem tamanho, pois leva para dentro de cada sala de aula de todo o estado de Goiás a reflexão sobre a importância de combate ao mosquito Aedes aegypti. Mais do que isso: incentiva, premia trabalhos de combate a esse transmissor de doenças, que tanto tem afetado a saúde de milhares de goianos, especialmente nos períodos de chuva.
O certame foi lançado, não por acaso, num evento em Goiânia no mês de março, com a presença do ministro da Saúde, além dos secretários estaduais de Saúde e de Educação de Goiás e do governador Marconi Perillo. A Tribuna do Planalto, que também realiza simultaneamente na capital o Concurso de Redação Goiânia na Ponta do Lápis, reafirma seu compromisso com um futuro próspero e grandioso de nosso estado, sendo o incentivo à educação de todos um dos pilares que sustentam essa certeza de sucesso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here