Prefeitos eleitos pela primeira vez têm encontro em Goiânia

0
2031
Tayrone Di Martino ministrou palestra a 50 prefeitos

Mais de 50 prefeitos assistiram à palestra que teve como destaques  os convênios e o Governo Junto de Você

Com a palestra Relação Institucional do Governo com os Municípios, o secretário de Governo, Tayrone Di Martino, abriu na sexta-feira, dia 15, o Encontro de Prefeitos Eleitos para 1º Mandato, em Goiânia. Mais de 50 prefeitos assistiram à palestra ministrada pelo secretário, que teve como destaques  os convênios e o Governo Junto de Você, além das atribuições da Secretaria de Governo (Segov) e a relação com as prefeituras e demandas de cada município.
“A principal missão da Segov é abrir portas para o Estado através do relacionamento institucional nos outros poderes e demais esferas da administração pública”, ressaltou Tayrone. Cabe ainda à pasta coordenar as relações institucionais com os outros poderes e entidades representativas da sociedade civil, coordenar as relações com os prefeitos e vereadores e acompanhar a execução de programas, projetos e obras estaduais nos municípios. A relação entre governo estadual e juventude e a implementação de políticas públicas globais voltadas aos jovens, também são de responsabilidade da Segov.
A respeito dos convênios, o pedido foi para que cada prefeito faça um levantamento do que deve ser feito pela prefeitura de seu município e procure a Secretaria, desta forma será analisado onde cabe ou não a participação financeira do Estado. Já sobre o Governo Junto de Você, foi anunciada uma novidade: o Governo Junto dos Idosos em edições menores em cidades com menos habitantes.
Ao fim de sua participação no evento, Tayrone Di Martino colocou a estrutura da Secretaria de Governo à disposição dos novos mandatários, firmando, mais uma vez, em nome do governador Marconi Perillo, o compromisso de Goiás de colaborar com o crescimento e desenvolvimento de todos os municípios. O evento foi organizado pela Federação Goiana de Municípios (FGM) e pelo Jornal Correio dos Municípios para  interação entre prefeitos eleitos pela primeira vez com o Governo de Goiás.
Transição
Já o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM GO) abriu hoje na segunda-feira, dia 10, as inscrições para o II Seminário sobre Transição de Mandatos – Preparação para Uma Nova Gestão, que será realizado no dia 8 de novembro, das 8h às 17h30,  no Centro de Convenções de Goiânia.
Destinado aos prefeitos e vereadores eleitos para a gestão 2017/2020 e atuais prefeitos, presidentes de Câmaras e vereadores (gestão 2013/2016); o seminário visa minimizar os efeitos do processo de transição das gestões municipais, a fim de que se garanta uma continuidade dos serviços prestados à população.  Para isto, serão  repassadas aos participantes  todas as orientações  a cerca das obrigações legais referentes à transição de governo.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo endereço: http://tcm.go.gov.br/sophos/index.jsf .Mais informações, na Escola de Contas do TCM GO, pelo telefone:(62) 3216-6204.


CNM promove Seminário Novos Gestores

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) vai promover um evento especial para novos prefeitos e para os que foram reeleitos. É o Seminário Novos Gestores quando serão debatidos os desafios das prefeituras, além de apontar caminhos e sugestões para auxiliar na administração municipal. Ele será realizado em etapas regionais.
O primeiro encontro será este mês, de 24 a 26 de outubro, com os prefeitos das regiões Norte e Centro-Oeste. De acordo com o cronograma, os eleitos da região Sudeste terão a oportunidade de fazer parte do evento que será entre os dias 26 e 28 de outubro. Em novembro, será a vez de reunir os gestores do Sul e do Nordeste, respectivamente, de 7 a 9 e depois 9 a 11.
Serão três dias de atividades intensas. Com a aproximação das datas, a CNM solicita que o formulário de inscrição digital seja preenchido o mais rápido possível e com muita atenção, para que seja feita a emissão dos bilhetes aéreos.
O seminário está na sua quarta edição, e a novidade é que ao invés dos técnicos e especialistas da entidade reunirem os municipalistas em suas regiões, dessa vez, os representantes eleitos pelo voto popular virão a Brasília para participar do Seminário. Os prefeitos já eleitos neste primeiro turno, pouco mais de 5.350, segundo dados da CNM, podem promover inscrição on-line e garantir participação.
A CNM se mobiliza para reunir todos os eleitos na Capital Federal, em quadro datas distintas, e promover um grande debate também sobre as pautas prioritárias e a luta pela autonomia municipal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here