Bolsa Universitária estimula desenvolvimento e superação

0
576
O objetivo do programa é aprimorar o aprendizado e formar profissionais de excelência nas mais variadas áreas do conhecimento

O programa impulsiona os beneficiários a manterem uma alta performance acadêmica determinando o valor do benefício conforme o desempenho de cada bolsista

Mais que um incentivo para auxiliar alunos de baixa renda a estudarem, o Programa Bolsa Universitária (PBU), da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), foca cada vez mais na mudança de mentalidade para diferenciar dificuldades socioeconômicas de limitações de caráter intelectual e de desempenho, dentro e fora da sala de aula.
Segundo a OVG, o programa estimula os beneficiários a manterem uma alta performance acadêmica determinando o valor do benefício conforme o desempenho de cada bolsista. O objetivo é aprimorar o aprendizado e formar profissionais de excelência nas mais variadas áreas do conhecimento.
O beneficiário da Bolsa Integral precisa manter um desempenho acadêmico de 80% em cada semestre, sem reprovação, para garantir o benefício, caso contrário migra para Bolsa Parcial. O estudante contemplado com a Bolsa Parcial recebe inicialmente 80% do valor da mensalidade, limitado a R$ 300,00. Nos semestres seguintes, o valor desse benefício poderá aumentar ou diminuir, de acordo com o rendimento acadêmico do aluno.
A regra foi implantada em 2011 para estimular um desempenho cada vez melhor. De acordo com a diretora do PBU, Kelen Belucci, o programa procura dar novo significado ao pensamento do bolsista quanto as limitações econômicas como insuperáveis e determinantes em sua vida, e passe a ter a clareza que basta se esforçar para conseguir mudar sua condição social, e a de sua família.
“Aliando talento, esforço, aprendizado e dedicação esse estudante poderá mudar sua realidade. Não é o valor que você paga na faculdade que vai determinar o seu futuro e sim o seu comprometimento e disciplina. É interessante que o aluno tenha essa consciência”, frisa.


Esforço que vale a pena

A ex-vendedora Márcia Aparecida Alves, de 36 anos, é acadêmica do último período do curso de Enfermagem e conta que sempre trabalhou oito horas por dia. Em períodos de provas na faculdade chegava a acordar duas horas mais cedo para estudar e estudava também durante os finais de semana. “Procuro aproveitar cada minuto do meu tempo. Desde o começo do curso procurei manter minha média acima de oito e meio. Não estudo só para passar, estudo para ter um diferencial em minha formação.
“Sempre procurei gravar as aulas e evito faltá-las ao máximo. Esse incentivo da OVG é muito importante porque além de auxiliar financeiramente o aluno, melhora o currículo e reforça o aprendizado”, diz Márcia Aparecida, que fechou o semestre 2016/1 com uma média geral (que toma por base no mínimo cinco disciplinas cursadas no semestre de referência) de 9,8.
A dona de casa Flaviane Viana Corte Oliveira Lima  (foto) cursa Gestão Executiva de Negócios e é bolsista integral do PBU. Ela, que fechou o semestre anterior com uma nota dez de média geral, afirma que o segredo de tudo é o comprometimento. “Estar comprometido consigo mesmo, e com seu próprio futuro é o segredo. Manter uma média alta e aproveitar o benefício para adquirir sempre mais conhecimento é meu objetivo”, diz.
Flaviane foi mãe pela primeira vez aos 19 anos e dedicou longos anos de sua vida aos cuidados com a casa e a família. Hoje, com 30 anos e dois filhos, ela afirma ter tomado consciência de que o mercado de trabalho, onde deseja atuar, está cada vez mais seletivo e exigente, motivo pelo qual a dedicação aos estudos tem que ser cada vez mais intensa e contínua.
“Vi muitos colegas de faculdade perderem a bolsa por não atingir a média exigida, não quero que isso aconteça comigo, o que vale muito é a pessoa querer atingir aquele objetivo, e essa é uma oportunidade que não pretendo deixar passar”, conta Flaviane Viana.

Aluna Márcia Aparecida: “Esse incentivo da OVG é importante para melhorar o aprendizado e economizar gastos”
Aluna Márcia Aparecida: “Esse incentivo da OVG é importante para melhorar o aprendizado e economizar gastos”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here