Comitiva da Seduce vai aos EUA para discutir Educação

0
1292
Raquel Teixeira embarcou acompanhada do superintendente Executivo de Educação, Marcos das Neves (à esq.), da superintendente de Ensino Fundamental, Márcia Rocha, e do chefe do Núcleo de Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação dos Contratos de Gestão, Ademar Rodrigues

Missão internacional surgiu a convite do Banco Mundial, parceiro do Governo de Goiás na implantação da gestão compartilhada nas escolas da rede estadual

Liderada pela secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, uma comitiva goiana embarcou para os Estados Unidos a convite do Banco Mundial. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre ensino e gestão de escolas. Os representantes do governo goiano também irão conhecer in loco o funcionamento das chamadas charter schools e apresentarão detalhes sobre como está a implantação da gestão compartilhada com Organizações Sociais (OSs) nas escolas públicas estaduais.
Até o dia 2 de novembro, a comitiva goiana tem três destinos: Atlanta, Nova Orleans e Washington. Raquel Teixeira embarcou acompanhada do superintendente Executivo de Educação, Marcos das Neves, da superintendente de Ensino Fundamental, Márcia Rocha, e do chefe do Núcleo de Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação dos Contratos de Gestão, Ademar Rodrigues. Essa equipe integra a comissão de seleção das Organizações Sociais em Goiás.
De 23 a 27 de outubro, Raquel Teixeira e equipe estiveram em Atlanta para participar da Conferência de Liderança da Associação Nacional dos Estados Unidos de Autorizadores de Charter Schools. Eles foram recebidos pelo técnico do Banco Mundial e especialista em gestão escolar dos Estados Unidos, Alex Medler. Em junho, o profissional esteve em Goiânia para troca de experiências e inclusive ministrou um workshop voltado para representantes das OSs.
“O Dr. Alex já esteve em Goiânia e conhece de perto o nosso projeto. É uma pessoa bastante capacitada, que vem contribuindo com sua experiência na área da Educação. Vamos ter uma discussão à parte sobre as OSs em Goiás e sobre como nosso programa está avançando”, explicou Raquel.
“Já a conferência é importante para conhecermos o processo que autoriza o funcionamento das charter schools. O papel deles é parecido com o que fazemos para qualificar as OSs”, completou.
Nova Orleans foi a segunda parada da comitiva goiana. Entre os dias 27 e 31 de outubro, a equipe da professora Raquel Teixeira vai conhecer o método de ensino implantado em 2005, depois da destruição causada pelo Furacão Katrina.
“O sistema educacional foi recriado e hoje é o único lugar no mundo onde 100% das escolas são charter. E o rendimento deles é impressionante. Nos interessa muito ver como funciona. Conversar com os professores, os gestores escolares, alunos e secretário de Educação”.
Antes de retornar ao Brasil, a equipe liderada pela titular da Seduce ainda visita Washington para uma série de reuniões com técnicos do Banco Mundial especialistas em Educação. Do dia 31 de outubro até o dia 2 de novembro, o inovador projeto de gestão compartilhada com as OSs em Goiás será o foco.
“Temos conversado direto com o Banco Mundial, por meio de videoconferências, mas o olho no olho é essencial, assim como essa troca de experiências. Quanto mais conhecimento, mais estaremos preparados para oferecer o melhor no nosso sistema”, avaliou a secretária.

Nova governança
Ao falar sobre a gestão compartilhada com as OSs, Raquel ainda citou os recentes vencedores do Prêmio Nobel de Economia, Oliver Hart e Bengt Holmström, que estudam teorias de contrato.
“Esse tipo de governança que estamos implantando, e que envolve Estado e sociedade civil, tende a se fortalecer no mundo. O trabalho dos vencedores do Nobel mostra isso, a gestão compartilhada na condução da coisa pública. E esse é o nosso objetivo, oferecer serviço público de qualidade. Queremos que os alunos tenham acesso a um conhecimento qualificado, e que possam extrair o melhor disso. É bom para eles e representa um avanço para o país”, concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here