Meteorologista da Unitins explica as diversidades do período chuvoso no Tocantins

0
771
????????????????????????????????????
A segunda quinzena do mês de outubro já está chegando ao fim. O momento é marcado pelo começo do período chuvoso no Estado, no entanto, isso não caracteriza chuvas regulares. É o que explica o professor e meteorologista do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos (Nemet/RH), da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), José Luiz Cabral.
Segundo José Luiz Cabral, este período é marcado pela incidência das conhecidas chuvas torrenciais, caracterizadas como irregulares e acompanhadas de rajadas de ventos e descargas elétricas. “Todo tocantinense deveria saber que as chuvas que caem na nossa região são torrenciais, ou seja, chove um volume muito precipitado em um pequeno intervalo de tempo”, relatou.
No último mês, mesmo não estando tecnicamente em época chuvosa, os tocantinenses puderam amenizar um pouco o calor em virtude das chuvas que caíram em algumas regiões do Estado, porém, de acordo com José Luiz Cabral, essas chuvas não representaram quedas bruscas de temperatura. “Vai continuar chovendo e as temperaturas irão se manter altas”.
Com a presença das descargas elétricas, o meteorologista faz um alerta para os cuidados a se tomar. “Na hora de um evento chuvoso, por exemplo, cuidados devem ser seguidos, principalmente quanto às descargas elétricas. A recomendação é de que a pessoa evite falar ao celular ou utilizar qualquer aparelho eletrônico enquanto estes estiverem plugados na rede elétrica”, disse.
José Luiz Cabral apontou ainda que a zonas rurais estão mais expostas às incidências de raios, onde as estatísticas mostram os riscos e a quantidade de vítimas fatais feitas todos os anos por conta das descargas elétricas na região.
Estações e Previsão
No Tocantins, o clima que predomina é o tropical, esse apresenta duas estações bem definidas, uma seca e uma chuvosa. Em Palmas, segundo o site Tempo Agora, a previsão do tempo para o resto dessa semana é de “sol, alternando com pancadas de chuva e possíveis trovoadas”. A temperatura mínima deve ficar entre os 23° e a máxima em 36°. (Do Site Agora-TO)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here