Alunos celebram Dia da Consciência Negra

0
574

Programação do evento incluiu apresentações culturais, exposições e uma viagem de volta ao século XVI

A Escola Municipal Professora Maria Nosídia Palmeiras das Neves, localizada no Residencial Barravento, promoveu na manhã da última sexta-feira, 18, a culminância do projeto Africanidade, realizado pela escola com o apoio dos pais para comemorar o Dia da Consciência Negra, celebrado no domingo, 20 de novembro.
A programação teve início às 7h30 com a apresentação do espetáculo “Refletindo a cultura Africana”, que inclui danças africanas, maculelê, capoeira, jongo e cânticos africanos. Às 8h30, os alunos e a comunidade visitaram a exposição de arte “Mama África”, na quadra da escola, com mandalas, retratos da beleza africana em telhas de barro e sala de dança com representação das mulheres africanas em quadros. Todos trabalhos feitos pelos alunos e professores durante as aulas.
O percurso percorrido pelos participantes incluiu a rota África-Brasil e Brasil-África, uma viagem de volta ao século XVI.
“Temos como foco reafirmar a presença da cultura africana em nosso modo de agir, de pensar, de viver. O objetivo de todo o trabalho pedagógico desenvolvido na escola é o de oferecer aos nossos alunos conhecimentos necessários ao entendimento da pluralidade racial e cultural presente no Brasil. Entendemos que a escola é o local privilegiado de disseminação de saberes, de valorização do outro. Sendo assim, o Projeto Africanidade promove nesse ambiente de aprendizagem atitudes de respeito mútuo e de igualdade”, afirmou a diretora da escola, Izabel Leal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here